O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) colocou em audiência pública a minuta que propõe a alteração da Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004, que trata sobre a grade curricular do curso de Ciências Contábeis.
O documento está disponível para contribuições na plataforma Participa + Brasil e poderá receber comentários até o dia 31 de maio.
A autarquia espera reunir sugestões de profissionais, de acadêmicos e de estudantes de todo o país.
O objetivo é construir uma proposta de mudança para o normativo e apresentar ao Ministério da Educação (MEC) ainda no primeiro semestre de 2022.
O presidente do CFC, Aécio Dantas, ressalta que a essencialidade dos profissionais da contabilidade ficou ainda mais evidente durante a pandemia.
O contador pontua que os contadores são grandes aliados da economia brasileira e que acompanham, desse modo, as transformações do mercado.
“Considerando o impacto dos profissionais da contabilidade na economia e no desenvolvimento sustentável do país, precisamos manter o currículo de Ciências Contábeis atualizado e alinhado com o mercado. Dessa forma, formaremos profissionais aptos a atuarem com excelência”, afirma o presidente.
Adequação do curso de Ciências Contábeis
Desde o final de 2021, o CFC iniciou os trabalhos voltados para a reformulação das diretrizes curriculares.
A proposta do Conselho é adequar o curso de graduação em Ciências Contábeis à nova realidade do mercado, marcada por pautas como tecnologia, ciência de dados, sustentabilidade, entre outros temas.
Dando prosseguimento ao projeto, ainda no ano passado a autarquia comunicou as Instituições de Ensino Superior, a coordenadores e a professores do curso de Ciências Contábeis que iniciaria o trabalho de reformulação da resolução e solicitou o envio de sugestões.
Em seguida, os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) foram convocados para iniciar discussões sobre o tema em suas jurisdições, com a finalidade de reunir opiniões de todo o país.
Em 2022, ocorreu uma reunião nacional com todos os presidentes das 24 Academias de Ciências Contábeis e outra com os presidentes dos 27 CRCs. O objetivo foi buscar diferentes pontos de vista e enriquecer a minuta que entraria em audiência pública.
A participação de toda a classe contábil na audiência pública é fundamental para o enriquecimento do material que será enviado ao MEC.
A partir de pontos de vista vindos do mercado e da academia, será possível reunir contribuições variadas, de acordo com as diversas realidades brasileiras, que poderão fortalecer ainda mais a contabilidade no Brasil.
Participe e deixe a sua contribuição. Para acessar o portal Participa + Brasil, clique aqui.
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