País é burocrático para 80% dos brasileiros, diz CNI

05/08/2013 12h19 - Atualizado em 05/08/2013 12h27

Oito em cada dez brasileiros consideram o Brasil um país burocrático ou muito burocrático, aponta pesquisa divulgada nesta segunda-feira (5) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A pesquisa indica que 32% dos entrevistados acreditam que o Brasil é mais burocrático do que o resto do mundo. Para 28%, é igualmente burocrático e para 26%, menos burocrático (13% não souberam ou não quiseram responder essa pergunta).

Para 77% dos entrevistados, o excesso de burocracia aumenta os preços dos produtos e serviços. Para 73% deles, dificulta também o crescimento do país e 73% acreditam que desestimula os negócios e 73%, que estimula a corrupção.

O estudo foi feito com 2002 pessoas em 141 municípios.

A pesquisa aponta, ainda, que 68% dos entrevistados acreditam que o governo deveria eleger o combate à burocracia como uma de suas prioridades.

Serviços
Entre as atividades do dia a dia afetadas pela burocracia, os entrevistaram apontaram que fazer um inventário, requerer aposentadoria ou pensão e encerrar uma empresa são os procedimentos mais burocráticos. Em seguida, aparecem o processo de tirar passaporte e o de limpar o nome no SPC ou na Serasa. Os mais simples, na opinião dos entrevistados, são o registro de nascimento e a obtenção de carteira de trabalho.

Com isso, metade das pessoas contrata um despachante na hora de encerrar uma empresa. Os serviços de empresas especializadas também são contratados por 48% quando precisam fazer um inventário e por 41% quando têm que licenciar, vistoriar ou transferir um veículo.

Formas de evitar
Para reduzir o exesso de burocracia no país, 83% dos entrevistados defendem a unificação da carteira de identidade, do CPF, da carteira de motorista, do título de eleitor e do cartão do PIS/PASEP.

"O excesso de burocracia prejudica o país de uma forma geral. Ele aumenta os custos das empresas e, consequentemente, dos preços dos produtos e serviços, além de elevar o dispêndio de recursos públicos e de incentivar a informalidade. Mas não defendemos o fim da burocracia, é preciso ter regras no país",  afirma, em nota, o gerente executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/08/pais-e-burocratico-para-80-dos-brasileiros-diz-cni.html

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas