Oportunidades de atuação na Contabilidade

Especialista fala sobre a mudança de percepção da sociedade e os novos caminhos que podem ser seguidos pelos estudantes contábeis

O CRC SP Online desta semana conversou com o professor Nelson Carvalho, palestrante do "10º Encontro dos Estudantes de Ciências Contábeis do Grande ABCD", realizado no dia 13 de maio de 2014, em São Bernardo do Campo. O evento é realizado pelo Conselho e pelos coordenadores das instituições de ensino do grande ABCD.

Quase duas mil pessoas participaram do encontro e ouviram orientações e dicas sobre os novos nichos de mercado que estão surgindo dentro da profissão contábil.

Nelson Carvalho é graduado em Ciências Contábeis e Econômicas, mestre e doutor em Controladoria e Contabilidade, professor e diretor de pesquisas da Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras).

Qual a grande mudança da Contabilidade nos últimos anos?
O que mudou foi a maneira como somos vistos e valorizados pela sociedade. Durante muitos anos fomos conhecidos apenas como preenchedores de declaração de imposto. Tivemos o desafio de resgatar, sem qualquer detrimento aos colegas que se dedicavam e ainda se dedicam à matéria tributária, os outros ramos da Contabilidade que são relevantes e importantes do ponto de vista social e como oportunidades de carreira. Temos hoje diversas oportunidades de trabalho que extrapolam a antiga e limitada percepção que a sociedade e os próprios Profissionais da Contabilidade tinham, no passado, da profissão contábil: a de que só existia a Contabilidade Tributária.

Quais são as maiores oportunidades de atuação hoje na área contábil?
Nós temos um caminho bastante promissor para aqueles que se dedicam hoje à Contabilidade Gerencial, aqueles que instrumentam as diretorias das empresas com informações para tomada de decisões gerências. Comprar ou alugar? Recrutar ou terceirizar? Essas decisões são alimentadas internamente nas empresas por profissionais da nossa área que se especializaram na Contabilidade Gerencial, também chamada de Controladoria Gerencial. Este é um nicho que está atraindo cada vez mais talentos recém-chegamos no mercado e profissionais que tenham uma boa formação educacional. Temos também especialistas na Contabilidade Financeira ou Contabilidade Societária, aquela que prepara as informações para utilização de usuários externos, como credores, investidores e sindicatos.

A Contabilidade no Terceiro Setor também merece destaque?
Sim. Estamos emergindo e suprindo a carência de profissionais especialistas no Terceiro Setor, ou seja, em ONGs (Organizações Não Governamentais). Este Profissional da Contabilidade não está preocupado com o lucro líquido porque a Organização Não Governamental é uma entidade de prestação social por excelência que atua na preservação do meio ambiente, na defesa dos direitos de crianças, adolescentes, gestantes, idosos. As ações têm cunho social. No entanto, assim como qualquer empresa, as ONGs precisam ter Contabilidade, produzir relatórios anuais, mostrar desempenho durante o ano e em relação as metas estipuladas. Elas precisam ter processos gerenciais para comprovar o correto uso dos recursos. Este é um ramo de atuação que demanda, cada vez mais, profissionais bem preparados.

Fale sobre a Contabilidade Pública
Este é outro novo nicho que se descortina. Durante muitos anos fomos regidos por legislações que engessavam o processo informativo. Hoje o Brasil está sendo amparado pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade) por meio da criação de Normas Internacionais de Contabilidade Aplicáveis ao Setor Público. Isso faz com que esse setor no Brasil esteja alinhado as melhores práticas internacionais em relação ao relato do desempenho dos agentes governamentais.

O jovem tem a opção de ir para área acadêmica?
Sem dúvida. A área de Educação Contábil está sendo abraçada por jovens talentosos e vocacionados. O Profissional da Contabilidade não precisa necessariamente se sentar na cadeira de escritórios, de empresas, de órgãos governamentais. Os desafios de natureza tributária ou gerencial podem ser encarados na sala de aula por meio da disseminação do conhecimento contábil aos alunos que também querem seguir essa carreira.

Como está o ensino da Contabilidade hoje no Brasil?
O desafio educacional da Contabilidade está centrado nos cursos de Ciências Contábeis, mas existe uma outra dificuldade: levar os princípios contábeis para as escolas de economia, para os nossos colegas de administração que estudam finanças e os operadores de lei. Temos que levar a Contabilidade para os bancos escolares de onde sairão os futuros advogados, promotores e juízes. Um juiz, um dia, certamente se verá diante de uma situação que exigirá dele conhecimentos básicos de Contabilidade. Para sentenciar, ele recorrerá a códigos civis, códigos penais, comerciais, mas não fará a primeira e única coisa que ele deveria: ler as Normas Internacionais de Contabilidade, referentes ao caso.

Como entidades contábeis como o CRC SP podem contribuir com a disseminação desse conhecimento?
As lideranças da profissão contábil no Brasil são importantes para estreitar o relacionamento com as universidades. Elas são relevantes para multiplicar os esforços educacionais com o objetivo de levar a Contabilidade para os demais protagonistas da sociedade empresarial.

Deixe uma mensagem para o jovem que ainda está entrando no mercado
Eu asseguro que os estudantes que ficarem nessa profissão vocacionados, dedicados, cientes de que as normas de Contabilidade são baseadas em princípios transparentes e éticos, serão muito bem-sucedidos.

http://www.partnersnet.com.br/boletim/crcsp.php?oportunidades-de-atua---eo-na-contabilidade#.U3TejvldXT8

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas