O termômetro do mercado – Pesquisa

Para identificar qual seria o tema  do projeto SPED de maior relevância, ou aquele que mais preocupa os contribuintes hoje, fizemos uma pesquisa na comunidade Sped Brasil nos últimos dias e listamos os resultados: 

  1. PIS/COFINS – LEIAUTE E LEGISLAÇÃO
  2. CIAP – LEIAUTE E LEGISLAÇÃO
  3. EFD ICMS/IPI – LEIAUTE
  4. NF-e -LEGISLAÇÃO 
  5. ECD – LEIAUTE

  

Percebemos que ainda há dúvidas dos contribuintes e das empresas de TI e nos contribuintes sobre a sistemática do PVA da EFD PIS/COFINS somada à falta de conhecimento da legislação PIS/COFINS, que não é tão simples quanto parece.

No caso do CIAP a legislação esta em vigor desde 1997 e ainda é pouco conhecida e por vezes mal interpretada. Algumas empresas também têm dificuldade para com a funcionalidade do PVA e como se comporta a informação submetida à validação.

Além disso, nos chamou a atenção nesta pesquisa como as empresas se comportam em relação aos subprojetos do Sped. Embora o fisco por inúmeras vezes tenha manifestado utilizar ferramentas de BI para o cruzamento de dados, as empresas continuam a analisar cada projeto isoladamente.

Um exemplo deste é o pouco interesse em discutir aspectos de processos da NF-e segunda geração ou do CT-e que afetam consideravelmente a operação de seu negócio. Enquanto as empresas brigavam para não enviar o arquivo em padrão .xml aos seus clientes agora , terão que não só enviar para o cliente, como também  enviar ao transportador.

Dentro do cenário digital, o tema da ”mensageria” ainda é o mais nebuloso, seja pela falta de tecnologia adequada pelas empresas, seja pelo descaso tratado para cumprir a obrigatoriedade de disponibilizar o arquivo xml. Com a segunda geração da NF-e esta discussão será retomada com maior ênfase e as soluções de mercado para a mensageria serão mais exigidas para completar todo o ciclo da NF-e, CT-e, e, CC-e. 

Concluímos que a RFB precisa disseminar informações do projeto PIS/COFINS, sendo este, o projeto de maior dificuldade para as empresas atualmente.

Fonte: http://dual-pem-3.dualtec.com.br/display.php?M=9052059&C=98e8ab5ad68bd55d3e4f914146dfdcf1&S=6806&L=3257&N=4597

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas