Brasília (27 de agosto) - A secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior apresentou na tarde desta terça-feira (27) a secretários de Planejamento, Desenvolvimento, Comércio, Ciência e Tecnologia de vários municípios a Nomenclatura Brasileira de Serviços e o Catálogo de Oportunidades para Investimentos no Brasil.
 
O encontro foi organizado em parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), e contou com a participação da Rede Nacional de Informações sobre o Investimento do MDIC (Renai), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e da Receita Federal do Brasil (RFB).
 
Os participantes conheceram as normas da Nomenclatura Brasileira de Serviços, Intangíveis e outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (NBS), que faz parte das ações do Plano Brasil Maior e disponibiliza um referencial para a classificação de comércio e serviços como produtos. Até então o setor era tratado unicamente como atividade econômica.
 
"As instituições públicas e privadas têm agora um referencial para levantar informações, tratá-las de forma organizada e estruturar políticas públicas para um determinado serviço classificado em um dos 26 capítulos da nomenclatura", observou o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro. "Em parceria com a Receita Federal do Brasil estamos iniciando um novo momento da política de desenvolvimento econômico. Esses 26 capítulos cobrem cerca de 70% do PIB nacional. Exatamente por isso, ter o referencial classificador é importante", argumentou.
 
Para o presidente da Comissão da Nomenclatura Brasileira de Serviços pela Receita Federal, Fernando Dolabela, o conhecimento da NBS por parte dos municípios tornará viável tanto o estabelecimento de políticas de desenvolvimento quanto de estatísticas. "Vocês podem identificar do que estão falando", reforçou.
 
Na oportunidade também foi apresentado às autoridades o Catálogo de Oportunidades para Investimentos no Brasil. Em sua segunda edição, o documento é atualizado periodicamente e em sua terceira edição, que será lançada no Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbracs 2013), terá a inclusão de projetos de municípios. Usado como um instrumento para a atração de recursos voltados aos projetos de desenvolvimento, os interessados devem cadastrar suas propostas até o fim de setembro. O documento tem versões em inglês, português e também online.
 
"É interessantíssimo, porque normalmente o desenvolvimento dentro dos estados é coordenado pelas secretarias estaduais, ou seja, pelo próprio estado. E os grandes municípios e capitais nem sempre têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos. O Catálogo abre uma fase excepcional e muito importante de relacionamento com o MDIC", comemorou Edemar Tutikian, secretário de Desenvolvimento e Assuntos Especiais da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
 
Para o coordenador do Convêncio FNP/Sebrae, Carlito Merss, é fundamental que os municípios aproveitem a oportunidade para conhecer o catálogo e atrair investimentos. "Na maioria das vezes é o próprio município, e não o estado, que conhece suas necessidades, mão de obra e investimento. Essa aproximação chegou em muito boa hora", destacou Merrs, lembrando que a FNB estará presente no Simbracs 2013. 
 
 
 
Conheça a NBS.
 

Mais informações para a imprensa: 
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
ascom@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas