Por Maristela Girotto

O projeto Primary Financial Statement do International Accounting Standards Board (Iasb) foi discutido na reunião do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), realizada na sexta-feira (3). O representante do Brasil no Iasb, Tadeu Cendon, fez a apresentação dos pontos principais da minuta Apresentação Geral e Divulgação e, em seguida, houve discussão sobre a conformidade do texto da futura norma IFRS com a legislação brasileira, entre outros aspectos.

Até o dia 30 de setembro, o organismo internacional irá receber comentários e sugestões sobre a minuta. Em decorrência da relevância do projeto, o Iasb já fez dois seminários on-line em português para apresentar as novas regras previstas (acesse as gravações aqui). Segundo Cendon, há previsão de realização de outro webinar destinado aos países de língua portuguesa. Mais informações sobre o projeto Primary Financial Statement podem ser consultadas no site do Iasb (clique aqui).

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis está estudando a organização de um evento on-line, com a finalidade de apresentar as questões mais relevantes do projeto para a realidade brasileira e, dessa forma, chegar a um entendimento amplo sobre as contribuições que serão enviadas ao Iasb.

Audiências e atualizações

A pauta da reunião do CPC também contou com a análise das contribuições recebidas durante a audiência pública da Revisão de Pronunciamento CPC 16, sobre alterações no CPC 06 (R2) – Arrendamentos – Covid-19 – Related Rent Concession. Foi ressaltada a importância da rápida aprovação nos órgãos reguladores.

Outras duas audiências públicas conjuntas do CPC com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a respeito de minutas sobre Entidades em Liquidação e sobre Relato Integrado, foram discutidas na reunião e deverão ser encaminhadas nas próximas semanas.

Conforme previstas mensalmente na pauta das reuniões do Comitê, houve atualizações, por parte do Grupo de Trabalho GT-Iasb, referentes ao Exposure Draft (ED) General Presentation and Disclosures, ao Request for information IFRS for SME e ao Discussion Paper (DP) Business combination: Disclosures, Goodwill and Impairment.

Finalizando, foram relatados os últimos eventos ocorridos em outros GTs do CPC e nas representações internacional do Comitê no Emerging Economies Group (EEG).

 

https://www.contabilidadenatv.com.br/2020/07/minuta-de-norma-ifrs-demonstracoes-contabeis-primarias-e-discutida-pelo-cpc/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas