Por Paulo Alves

Mais de cinco bilhões de logins e senhas já foram vazados na Internet apenas em 2020. Os dados foram divulgados pelo dnfdr lab, na última quarta-feira (28) pelo laboratório de segurança da Psafe, a partir do monitoramento em todo o mundo. Segundo o levantamento, quatro bilhões das senhas são credenciais de e-mails pessoais, o que revelaria um problema de extrema gravidade, de acordo com a empresa.

Dessas credenciais vazadas, 7% são de empresas do Brasil. No entanto, a companhia acredita que existam mais brasileiros afetados entre as bases internacionais, uma vez que correspondem a serviços de empresas grandes, como multinacionais. As informações vazadas são geralmente usadas em diversos tipos de ataques cibernéticos, que vão desde o sequestro de perfis em redes sociais e invasão do computador até a prática de fraudes financeiras no nome da vítima.

Os casos mais graves envolvem o que especialistas chamam de roubo de identidade. Por meio do e-mail, criminosos podem criar perfis e acessar dados para imitar uma pessoa em plataformas online. Na prática, trata-se do equivalente digital do furto de RG ou CPF. Mediante essa técnica, hackers podem assinar serviços na Internet, abrir contas em bancos e até solicitar empréstimos em nome da vítima.

 

Empresas também têm sido visadas, mas em menor volume. Ainda assim, os 900 milhões de dados vazados no ano acendem um alerta, considerando as penalidades previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Isso porque, além de colocar em risco informações sigilosas de funcionários, o vazamento de dados corporativos pode render multas de até R$ 50 milhões à empresa atingida pelo ataque. No entanto, embora a LGPD já esteja em vigor, as sanções só passam a valer a partir de agosto de 2021.

https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/10/mais-de-cinco-bilhoes-de-e-mails-e-senhas-vazaram-na-internet-em-2020.ghtml

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas