Por Marlla Sabino

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 19, a manutenção da entrada em vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para agosto de 2020. Em destaque apresentado pelo PDT, os parlamentares aprovaram a medida, que já havia passado pela Câmara dos Deputados.

A longa trajetória da LGPD para entrar em vigor, porém, ainda tem um capítulo para chegar ao final: a Medida Provisória 959/2020, editada em abril pelo presidente Jair Bolsonaro, adia a vigência para 3 de maio de 2021. 

Caso a MP seja rejeitada ou perca validade, a Lei de Dados passa a valer em agosto deste ano. Durante a votação, senadores argumentaram que é necessário que a lei de dados passe a valer o mais rápido possível.

Contudo, o Congresso aprovou o adiamento do prazo para entrada de vigência das sanções administrativas às empresas pelo uso indevido de dados. As punições só poderão ser aplicadas a partir de agosto de 2021.

Em sua conta no Twitter, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) destacou a urgência para a lei entrar em vigor e disse que ela é elemento importante para o combate à desinformação. 

https://link.estadao.com.br/noticias/cultura-digital,senado-aprova-vigencia-da-lei-de-dados-para-agosto-mas-mp-e-entrave,70003308304

 

Veja o requerimento aqui: DOC-Requerimento - SF207859453297-20200519.pdf

 

Veja mais sobre a LGPD em https://blog.bluetax.com.br/profiles/blogs/list/tag/lgpd

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas

Comentários

This reply was deleted.