IFRS - Painel aborda Aplicação do CPC para PME

A importância do processo de aplicação do CPC para pequenas e médias empresas foi o assunto discutido no painel “Aplicação do CPC para PME”, realizado durante a Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente  Ibracon 40 anos, na tarde do dia 8 de junho.

O tema foi debatido por profissionais que atuam diretamente no universo contábil. Por isso, o painel contou com a participação do vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Nelson Mitimasa Jinzenji; da chefe de Contabilidade do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Vania Borgerth; do Superintendente da Serasa Experian, Amador Rodriguez; e do  professor Adjunto da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE-FGV), Ricardo Lopes Cardoso. O painel foi moderado por Jorge Alberto Cunha, diretor de Desenvolvimento Profissional do Ibracon.

Nelson Mitimasa Jinzenji apresentou o panorama da convergência das normas internacionais de contabilidade (IFRS), destacando o processo de adoção das IFRS no Brasil e a relevância desse importante passo para todas as empresas, principalmente para as pequenas e médias empresas (PMEs). “Quanto maior a transparência e comparabilidade das demonstrações contábeis, mais úteis elas se tornam, facilitando assim, o processo decisório dos empresários no que diz respeito a novos investimentos que irão beneficiar suas PMEs.”, ressaltou.

Dentro desse cenário, Nelson Jinzenji destacou que as PMEs de capital fechado estão obrigadas pela legislação em vigor, a elaborarem suas demonstrações financeiras anuais, inclusive o balanço patrimonial. “A contabilidade é única para todas as empresas. Por isso, as informações contábeis apresentadas de maneira padronizada, de acordo com o IFRS,  proporcionará clareza e qualidade às empresas, transformando uma situação informal para um padrão de transparência contábil de elevado nível.”, disse.

Na sequência, Ricardo Lopes expôs alguns pontos no que diz respeito à perspectiva do órgão/instituição perante a aplicação do CPC para as PMEs. Desta forma, apresentou as percepções do docente a respeito do tema. “Sentimos que ainda existe uma falta de conhecimento do CPC para as PMEs, além da não percepção da relevância da apresentação das Demonstrações Contábeis de Uso Geral (DCUG) pelas PMEs”, informou. Além disso, o  professor  ressaltou as principais dúvidas existentes sobre a obrigatoriedade do CPC nas PMEs, envolvendo temas como ICMS, ISS, Contabilidade Tributária, entre outros.

 Amador Rodrigues focou sua apresentação na importância da utilização das demonstrações financeiras para avaliar o risco de inadimplência das empresas clientes da Serasa Experian. “As demonstrações financeiras nos trazem conforto e segurança para que a classificação de riscos das empresas sejam feitas de maneira mais precisa.”, explicou.

De acordo com Amador Rodrigues, algumas dificuldades são enfrentadas por analistas da Serasa Experian no momento em que necessitam acessar as demonstrações contábeis das empresas, dentre elas: Informações precisas e notas explicativas; disponibilidade da empresa emitir informações detalhadas para a análise do balanço e  demonstrações contábeis comparativas. “Por isso, é preciso que osprofissionais contabilistas e sócios das PMEs tenham a visão daimportância da elaboração das demonstrações financeiras para a gestão das empresas.”, destacou.

O painel foi encerrado com a apresentação de Vania Borgerth, que conduziu uma palestra voltada à implementação do IFRS no Brasil, destacando que o BNDES acredita que o País tem potencial de impacto no mercado brasileiro para adoção das IFRS. “A aplicação das normas é algo muito importante e positivo. Para as PMEs, as IFRS eram inexistentes e, agora com o processo de adoção, passará de inexistentes para excelentes.”, disse.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas