IFRS - Os desafios na adoção das Normas para PMEs

Profissionais da Contabilidade e empresários ainda têm dúvidas em relação as Demonstrações Contábeis para PMEs (Pequenas e Médias Empresas). Quem fala sobre esse assunto e os desafios da classe na adoção das NBCs (Normas Brasileiras de Contabilidade) aplicadas às PMEs é o Profissional da Contabilidade, especialista em Gestão Empresarial, Auditoria Externa e Consultoria de Gestão e Controladoria, Elias da Silveira Cerqueira.

Elias fala também sobre a importância da atualização permanente do conhecimento por parte dos profissionais contábeis e das partes relacionadas, ou seja, das empresas ou pessoas que possam ter influência significativa na gestão do negócio.

Existem muitas mudanças contábeis na área de PMEs? 
Sim e as mudanças são significativas, pois incorporam novos conceitos de reconhecimento, mensuração e ajustes nas diversas categorias de transações. Dentre os novos métodos de contabilização estão o valor justo (fair value), o valor presente (present value), o custo de aquisição (acquisition cost), o custo amortizado (amortized cost) e o custo atribuído (deemed cost). A implementação das NBCs aplicadas às PMEs e alinhadas às IFRS estão vigentes desde 2010 no Brasil. No entanto, ainda existem muitas dúvidas.

Essas mudanças estão relacionadas à adoção das IFRS? 
As alterações estão vinculadas à IFRS (International Financial Reporting Standards - Normas Internacionais de Contabilidade), dentro de um conceito abrangente de primazia da essência sobre a forma, diferente do que estávamos acostumados no Brasil. A Contabilidade anteriormente era baseada em documentos formais, que nem sempre representavam a essência das transações.

Quais são as principais normas contábeis para PMEs?
Temos a NBC TG 1000, aprovada pela Resolução CFC nº 1.255/2009; a ITG 1000 e a CTG 1000, que trata da Adoção Plena do IFRS pelas PMEs. 

Quais os maiores desafios do Profissional da Contabilidade nesse segmento?
É se desvincular das normas fiscais que por muitos anos regeram a Contabilidade no Brasil. A partir da Lei nº 11.638/2007, da Lei nº 11.941/2009 e da Lei nº 12.249/2010 a Contabilidade Societária foi desvinculada da Fiscal. Mais recentemente, com a Lei nº 12.973/2014, o Fisco incorporou as IFRS na Contabilidade Societária.

Existe conscientização por parte dos empresários em relação ao cumprimento das normas? 
Para os empresários estrangeiros que possuem negócios no Brasil a aplicação das Normas Internacionais é vista como algo familiar e necessário. Para eles, é uma ferramenta de gestão e controle do negócio. Para os empresários brasileiros, ainda habituados à interferência do Fisco, a Contabilidade ainda não assumiu esse papel de gestor. Há necessidade de mudança de postura e entendimento do valor que a Contabilidade pode agregar no processo de planejamento e tomada de decisão. 

Como os profissionais podem se atualizar sobre as normas contábeis para PMEs e outras?
Por meio do intercâmbio de conhecimento entre os colegas de profissão, da realização de seminários, de atividades presenciais e não presenciais (e-learning - ensino à distância). Diante deste novo ambiente contábil vivido no Brasil, também é importante que os Profissionais da Contabilidade iniciem e mantenham esse processo de requalificação.

http://www.partnersnet.com.br/boletim/crcsp.php?os-desafios-na-ado---eo-das-normas-para-pmes#.U6HBhvldXT8

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas