O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o aumento da arrecadação federal vai permitir que o governo reduza, novamente o Imposto sobre Produtos Importados (IPI). Após redução de 25% anunciada no mês passado, a queda do IPI deve ser ampliada para 33%.

“Já reduzimos IPI em 25% e vamos reduzir de novo, levando para 33%. Vamos re-industrializar o país. Baixar impostos não acontece há 40 anos e nós estamos baixando“, disse durante em evento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

Política monetária

O ministro também comentou sobre a decisão do Banco Central de subir os juros básicos da economia, hoje em 11,75% ao ano, para combater a inflação. Segundo ele, o Brasil será o primeiro a derrubar a inflação por ter começado o movimento de alta dos juros primeiro.

“Agora temporariamente, como estamos combatendo a inflação, estamos experimentando e esse gosto amargo desse tipo de política de aperto monetário. Os bancos centrais dormiram no volante, o nosso acordou primeiro”, comentou.

Para Guedes, a previsão de avanço da atividade econômica, ainda que pequeno, em meio aos juros mais altos indica que o país já tem um crescimento sustentável.

“Se o Brasil vai crescer 1% com juros reais mais altos dos últimos anos, isso quer dizer que já tem um crescimento sustentável de 2,5% ou 3%. No pior momento, que tem que dar choque de juros, esse crescimento vira 1%. Se nosso crescimento fosse zero, estivéssemos estagnados, quando desse choque e sobe juros, teríamos uma recessão de – 1%, -0,5%”, explicou.

https://www.cnnbrasil.com.br/business/guedes-afirma-que-governo-vai-ampliar-reducao-do-ipi-a-33/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas