GO - SPED auxilia trabalho dos auditores fiscais

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é um mecanismo de avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes. No entanto, o SPED também auxilia na produtividade dos auditores fiscais, melhorando a qualidade das informações tributárias e aperfeiçoando o combate à sonegação.

Com isso, a Secretaria da Fazenda prepara uma série de ações para auxiliar na atualização dos profissionais, preparando-os para essa conjuntura que já se mostra presente. Legislações pertinentes, materiais de estudo, perguntas frequentes e video aulas serão utilizadas para contribuir com a atualização dos auditores fiscais de forma fácil e prática. Este movimento começa no dia 22 de dezembro, no Auditório da Sefaz, que tratará também de outros assuntos.

Os processos de fiscalização passaram por um movimento de automação e modernização. Grandes empresas como Gerdau, Redecard, Ambev, Fiat e Volkswagen já utilizam o SPED. Cabe então ao auditor fiscal o aprendizado de novas técnicas e metodologias de trabalho, tornando-se um profissional mais qualificado e versátil. É necessário conhecer não só legislação tributária e contabilidade, mas também informática, como utilização de banco de dados e internet.

Além de auxiliar o auditor fiscal, o SPED também procura promover a integração dos fiscos com a padronização e o compartilhamento de informações contábeis e fiscais. Uma outra vantagem da instituição deste sistema é tornar mais rápida a identificação de ilícitos tributários.

A vantagem do SPED é que ele reduz custos com dispensa de emissão e armazenamento de documentos em papel, uniformiza informações que o contribuinte presta aos diversos Estados, reduz envolvimento involuntário em práticas fraudulentas, reduz tempo despendido com a presença do fiscal nas instalações do contribuinte, fortalece controle, reduz custos administrativos, melhora qualidade das informações e aperfeiçoa o combate à sonegação.


http://aplicacao.sefaz.go.gov.br/index.php?idMateria=93269
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