A Gerência Especial de Auditoria-GEAT, vinculada à Superintendência de Administração Tributária da Sefaz, acompanha sistematicamente os maiores contribuintes de ICMS do Estado, que são divididos de acordo com o grau de similitude de suas atividades econômicas. Dessa forma, grupos de monitoramento da gerência aplicam procedimentos de fiscalização para os grandes contribuintes, com a utilização prioritária e inteligente da tecnologia da informação. O novo gerente, Francisco Leandro Neto, define que os pilares básicos da GEAT são relevância, especialização setorial e uso intensivo da informática.

A atuação dos auditores fiscais da Receita Estadual- AFREs da gerência é precedida de criteriosa análise técnica, com o objetivo de identificar  anomalias ou desvios nos índices estratégicos de natureza fiscal ou contábil. Ferramentas de BI (Business Intelligence) são utilizadas para esta análise de informações. “A nossa programação de fiscalização tem sido direcionada para a execução de ações fiscais pontuais, rápidas, com primazia para os fatos geradores mais recentes e de amplo resultado”, explica Francisco Leandro.

Considerando que, aproximadamente, 94% da arrecadação da GEAT é proveniente de contribuintes que já estão sujeitos à Escrituração Fiscal Digital-EFD, bem como à emissão de Nota Fiscal Eletrônica-NFe, um dos grandes desafios para o ano de 2011 é o aperfeiçoamento dos AFREs. “É uma providência que será desdobrada para todo o Fisco Estadual, para que as auditorias fiscais transcorram com segurança. Estamos criando programas, desenvolvendo ferramentas e divulgando vasto material de apoio e estudo com o intuito de alcançar o maior domínio possível das novas tecnologias”, afirma o gerente.

Além disso, na GEAT são desempenhadas muitas tarefas rotineiras do Fisco, como manifestações em processos diversos, atendimentos a prepostos do sujeito passivo (contadores, advogados, diretores, gerentes, etc.) e revisões ou diligências deliberadas pelo Conselho Administrativo Tributário (CAT). Na gerência, funciona ainda o setor que controla a fruição de cláusulas de TAREs, relativas aos programas FOMENTAR e PRODUZIR, e ainda ao Crédito Especial para Investimento.

Comunicação Setorial- Sefaz
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas