Por Jení Carla Fritzke Schülter e João Paulo Ferreira Machado

Na última sexta-feira, 14/05, foi determinada a suspensão temporária da implantação da versão S-1.0 do eSocial, que estava programada para esta segunda-feira, dia 17.

A suspensão da implantação se deu para avaliação de riscos na concessão de benefícios trabalhistas e previdenciários, após a Dataprev ter reportado problemas na internalização dos eventos na nova versão.

Com a suspensão, foi cancelada a parada do sistema que estava prevista para ocorrer nos dias 16 e 17/05 continuando o eSocial operacional na versão atual vs. 2.5.

De acordo com o comunicado disponível no Portal do eSocial (https://www.gov.br/esocial/pt-br/noticias/suspensa-temporariamente-a-implantacao-da-versao-s-1.0), no início da semana, _“serão divulgados a nova data da implantação e eventuais impactos no cronograma de obrigatoriedade”_.

Contudo por precaução, durante essa análise dos impactos está bloqueada a recepção dos eventos periódicos do Grupo 3 do eSocial. Entre os dias 17 e 18/05 deve ser finalizada a avaliação e o envio normalizado. Até lá o sistema dará mensagem de retorno de “erro 553” (evento S-2299) ou “erro 174” (eventos S-1200/S-1299), caso o empregador do Grupo 3 envie informações remuneratórias ao eSocial.

É importante ressaltar que a suspensão da implantação da versão simplificada, por ora, não tem influência no cronograma de obrigações, de modo que o envio dos eventos periódicos do grupo 3 continua obrigatório, contudo, é necessário aguardar a liberação da recepção destes eventos, prevista para os dias 17 ou 18/05, para que você possa reenviá-los.

Assim que novas informações forem divulgadas, bem como eventual impacto no cronograma, faremos novo post com orientações.

https://www.contabilidadenatv.com.br/2021/05/eventos-periodicos-do-grupo-3-bloqueados-no-esocial-liberacao-deve-ocorrer-ate-dia-18-05/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas