Estudo da USP Mapeia as 10 Carreiras da Próxima Década

O emprego passa por uma mudança profunda e, nos próximos dez anos, essa transformação será radical, apontam especialistas. Flexibilidade para fazer a migração para uma outra carreira, disposição para viver novas experiências e capacidade de construir redes de contato devem se tornar cada vez mais importantes. E para quem se prepara para entrar no mercado de trabalho, esses atributos prometem valer mais que a própria “profissão”.

De acordo com um estudo desenvolvido pelo Escritório de Carreiras da USP (ECar), o mercado de trabalho caminha para se dividir em 10 áreas, que podem envolver profissionais de diversos campos. Saúde, transformação digital, segurança, inovação, educação, entretenimento, infraestrutura, socioambiental, energia e ética são as novas grandes carreiras do mercado de trabalho, mostra o estudo.

Em vez de uma formação padrão para trabalhar em cada uma das áreas mapeadas, a pesquisa indica que o trabalho do futuro passa pela combinação de conhecimentos. Na visão de Tania Casado, professora titular da FEA-USP e diretora do projeto, o que se desenha é um mundo em que a sequência de experiências e habilidades de cada trabalhador será mais importante que a sua formação inicial. Nesse cenário, saber transitar entre diferentes setores e desenvolver habilidades que, a princípio, nada tinham a ver com seu ofício serão competências indispensáveis ao trabalhador.

 

Veja a íntegra em https://www.estadao.com.br/infograficos/economia,estudo-da-usp-mapeia-as-10-carreiras-da-proxima-decada-saiba-quais-sao,1068483

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas