Está no “forno” a documentação do eSocial

Por Mauro Negruni


Enquanto muitas pessoas estão em busca de informações sobre o eSocial, os entes envolvidos na conclusão do MOS, Manual de Orientação do Sistema, trabalham a pleno para entregar à sociedade melhores informações sobre esta “novidade”.

Quando falamos inúmeras vezes aqui no www.mauronegruni.com.br sobre o assunto, tivemos sempre inúmeras críticas sobre a condução do projeto. Na minha visão, são totalmente naturais para quem está relativamente distante do projeto e que não sofre a pressão entre divulgar antecipadamente e retificar inúmeras vezes. Os condutores do projeto têm este desafio.

Como participo do projeto desde há muito, avalio melhor este dilema. Veja-se o caso da antecipação do PVA da ECF (Escrituração Contábil Fiscal) em que inúmeros foram os casos de reclamação sobre o comportamento do PVA. Quase todos fundamentados e corrigidos, mas seria natural que o PVA apresentasse problemas, afinal era uma versão BETA. Reclamar, especialmente no “Fale Conosco”, sobre estas situações não é pertinente, afinal a versão é BETA.

No caso do eSocial é ainda mais complicada a liberação, pois há mais de um ente definindo (e redefinindo) o manual e suas especificações. Outro ingrediente é sua complexidade.

Assim como numa receita de cozinha, quanto mais complexo o prato, mais atenção e dedicação serão necessários. E neste caso não faltam ingredientes “picantes”. Muitos tiveram que ser retirados do cardápio, sob pena de comprometer todo o “menu do eSocial”. Por exemplo, o aviso de férias entre tantos outros.

Bem, neste momento já é possível sentir o “cheiro da cozinha em ação”, mas ainda não é possível degustar o prato principal. Todavia, com mais um pitada de paciência, seremos todos brindados com as orientações que são prometidas com riquezas de detalhes.

Não deverá tardar e estaremos todos saboreando o mesmo prato: eSocial em grande estilo. As reuniões do grupo de empresas piloto foram decisivas, bem como a atuação de muitos segmentos envolvidos no projeto, especialmente a classe contábil, para que chegássemos neste estágio.

Por fim, cabe lembrar que, para aquelas organizações que estão focadas em ter ciência do manual de orientação para tomar ações de “compliance”, o pressuposto é exatamente o o contrário: a cultura e os processos das empresas é que estão com suas “batatas assando”.

http://www.mauronegruni.com.br/2014/12/26/esta-forno-documentacao-esocial/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas

Comentários

  • O e-Social consiste na escrituração digital da folha de pagamento e das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, permitindo uma fiscalização muito mais eficaz por parte do governo. Trata-se de um braço do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) , mas que, diferentemente deste, abrangerá empresas de todos os portes, inclusive empregadores domésticos.

    O sistema ainda não está integralmente funcional. O prazo dado aos desenvolvedores para concluir essa tarefa é julho de 2015, a partir de quando a fase de testes realmente se iniciaria, abrindo o sistema para que as empresas atualizem digitalmente os dados dos seus empregados.

    Fonte: Diário do Comércio

    eSOCIAL - Versão Simplificada MPE - SpedNet - Solução Fiscal Completa
    Consultoria SPED Fiscal, EFD Pis/Cofins e EFD Social - integrado com banco de dados NCM contendo 23000 itens codificados conforme tabelas da RFB. Imp…
This reply was deleted.