Pergunte a um CIO que ele ou ela pensa do CFO e você ouvirá que os chefes de finanças são obcecados por planilhas e orçamentos e não entendem ou não têm interesse em tecnologia.

No entanto, estudo da Deloitte revela que os CFOs estão fazendo perguntas incisivas sobre tecnologia, porque eles querem saber como manter uma infraestrutura estável que ajude suas empresas a crescer e criar vantagens competitivas.

Com a tecnologia desempenhando um papel maior na geração de valor para a empresa e no ganho de vantagem competitiva, é mais importante do que nunca que os CFOs colaborem estreita e eficazmente com CIOs.

“Eles estão tentando aprender e entender o que é preciso saber para garantir que as empresas estejam usando as plataformas certas para apoiar suas iniciativas de crescimento”, diz Ajit Kambil, diretor global de pesquisa do programa de CFO da Deloitte.

A realidade contraria queixas comuns dos CIOs que participam em painéis e e conferências da CIO.com, do Wall Street Journal, Forbes e, mais recentemente, do Sloan CIO Symposium, do MIT. Embora a maioria dos CIOs concordem que CFOs já não veem o departamento de TI como um centro de custo, eles não esperam que os CFOs se importem ou entendam de Hadoop, Blockchain ou Internet das Coisas.

Na prática, ainda existe uma lacuna de comunicação entre CIOs e CFOs, que reulta quase sepre em disputas infrutífereas, diz Khalid Kark, líder da pesquisa Programa para CIOs da Deloitte Consulting.

CIOs e CFOs interessados em melhorar seu relacionamento profissional precisam agir rapidamente. Muitos CEOs estão impulsionando transformações no atacado e não podem esperar que esses executivos deixem suas diferenças de lado para avançar.

A Deloitte constatou que menos de um terço dos CIOs e CFOs entrevistados acreditam ter uma forte parceria, caracterizada pela compreensão mútua.Como resolver a incompreensão mútua que reina entre a maioria?

Para começar a Deloitte recomenda que eles se concentrem em objetivos comuns, que muitas vezes incluem garantir que as operações de negócios estão funcionando de forma eficiente e eficaz, ajudando a moldar a estratégia para o crescimento e estabilidade futura.

CIOs muitas vezes tendem a ser grandes geradores de ideias, focados em inovações e mantenedores das conexões. Muitos CFOs, entretanto, tendem a ser mais metódico, detalhistas e avessos ao risco. profissionais que valorizam a comunicação direta e o foco em resultados. Muitas vezes é um desafio para um CIO orientada para a inovação lidar com um CFO de aversão ao risco. Por isso, CFOs e CIOs devem identificar as diferenças entre eles no início e ajustar seus estilos de comunicação para reforçar a sua parceria.

Uma vez resolvido o problema de comunicação, Kambil aconselha os CIOs a trabalharem para explicar melhor o valor das tecnologias aos seus CFOs. “Os CIOs podem ajudar os CFOs a entenderem como a tecnologia está evoluindo e os sistemas no qual estão investindo”, diz Kambil.

Da mesma forma, os CFOs podem ajudar os CIOs a identificar os principais impactos dessas tecnologias nos processos de negócios. CFOs bem informados podem ser os melhores parceiros para os CIOs em conversas com os CEOs e os conselhos de empresas.

A forte parceria entre CFOs e CIOs pode melhorar a capacidade da empresa de alinhar o investimento de TI com os planos estratégicos de crescimento e o desempenho dos negócios, satisfazendo ou até mesmo impressionando o CEO – algo para o qual o CFO e CIO tanto se esforçam.

 

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Site: Compurterworld via http://www.timaior.com.br/2016/06/06/cfos-investem-mais-em-tecnologia-do-que-supoem-os-cios/

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