Bloco K – A evolução: K210, K260 - Reprocessamento

Por Mauro Negruni

Um projeto de tão longa data como o Bloco K da EFD Fiscal, teve recentemente uma boa atualização, conforme Ato COTEPE ICMS nº 7/2016,  a versão 2.0.19 do Guia Prático da Escrituração Fiscal contará com  adequações importantes no leiaute do Bloco K.

A criação de novas formas de registrar o reprocessamento de materiais deverá seguir a orientação de uso dos registros K260/ K265. Estes, criados especificamente para este fim, são suficientes para registrar, de forma simples, as movimentações de estoque (produtos gerados e itens consumidos). Sendo que o registro K260 deverá ser informado caso ocorra saída e respectivo retorno ao estoque de produto/ insumo, dentro do período de apuração. O registro K265 complementará este registro com a informação do consumo de mercadoria e/ou retorno de mercadoria ao estoque, ocorridos no reprocessamento de produto/insumo informado no registro anterior.

1
2
Também serão muito úteis os registros K210 e K215, que baseiam-se em outro tipo de movimentação comum nas linhas de produção: O reaproveitamento de materiais pela “canibalização”, ou seja, o desmonte de partes e peças de uma unidade inadequada para a montagem de uma nova – em condições que atenda aos requisitos de qualidade.

34
Na forma anterior, antes da criação da nova sistemática, teríamos um trabalho adicional de criação de itens “estragados”  e geração de uma ordem de produção para que o processo fosse sempre adiante, ou seja, direcionado para novas etapas de produção – nova ordem, ficha técnica do item estragado, etc.

O Bloco K, em essência, possui elementos bastante simples para serem oferecidos à análise dos Fiscos. Todavia, seus pressupostos de controle são verdadeiras armadilhas para muitas empresas.

Apenas extrair as informações dos ERPs e incluir no livro digital da EFD-FISCAL é como relacionar os ingredientes no cardápio e utilizar outros insumos no preparo dos pratos. Afinal os custos, estoque e valor enérgico será o que está na ficha técnica ou o que de fato acontece na cozinha?

Fonte: Decision IT

http://www.mauronegruni.com.br/2016/08/25/bloco-k-a-evolucao-k210-k260/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas