AM - Nova versão do Busca Preço Amazonas

NOVA VERSÃO DO BUSCA PREÇO AMAZONAS
exibeImagem.asp?codigo=19789

O Busca Preço Amazonas,  ferramenta que oferece um serviço gratuito de pesquisa dos preços praticados no comércio do Estado do Amazonas, desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação (Detin) da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AM) ganhou nova versão para facilitar ainda mais as compras neste final de ano, quando o consumo da população aumenta.

A nova versão, que entra no ar nesta sexta-feira, dia 22 de dezembro, utiliza a tecnologia de indexação para completar a busca pelo produto, mesmo que a digitação esteja errada. “Este sistema realiza a pesquisa por aproximação. Mesmo que a palavra não esteja acentuada, falte uma letra ou que a letra não esteja grafada da forma correta, o sistema localiza o item. Isso facilitará a busca, nos casos, em que não se tem certeza da forma gramatical certa”, explicou Cesar Andrade, gerente de Desenvolvimento do Detin.

Outra novidade é a concentração do raio de pesquisa na área em que o usuário estiver no momento da consulta. Ao entrar na ferramenta Busca Preço Amazonas, que fica instalada no site da Sefaz/AM, www.sefaz.am.gov.br, o internauta que estiver usando smart phone receberá uma mensagem perguntando se deseja informar sua localização. Caso responda afirmativamente, receberá os preços dos estabelecimentos que estão mais próximos dele. “O usuário poderá direcionar sua procura para empresas que estão localizadas a 2, 5 ou até 10 km de distância. Inserimos esta opção porque muitos usuários da ferramenta não dispõem de veículo próprio para se deslocar pela cidade ou, mesmo quem está motorizado, não quer circular muito para comprar o que deseja”, pontuou Rodrigo Albuquerque, chefe do Detin.

Como a Sefaz/Am utilizou a base de georeferenciamento cedida pela  Prefeitura de Manaus, somente os estabelecimentos inseridos neste  banco de dados poderão ser visualizado num mapa navegável através da interface do Google Maps. Um ícone após o nome do estabelecimento indica se existe geolocalização disponível.
 
Desde que entrou em funcionamento, o Busca Preço Amazonas registra mais de 783 mil consultas. Os itens mais procurados são gasolina, sabonete e arroz.  

Como funciona o Busca Preço
 
Ao digitar o nome do produto ou alguma palavra-chave, o Busca Preço Amazonas realiza a pesquisa nas Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e) armazenadas na Sefaz/AM. O sistema exibe a listagem dos produtos encontrados a partir do menor para o maior preço.

O Busca Preço Amazonas obtém os preços a partir das Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e) emitidas no Amazonas e armazenadas na Sefaz/AM. Cada vez que uma NFC-e é emitida por um estabelecimento, o preço dos itens registrados na nota é inserido e atualizado no sistema.

Preços atualizados

Por padrão são exibidos os preços de notas emitidas nos últimos 30 minutos. No menu de opções, o usuário pode alterar o período da consulta de um dia até sete dias, podendo desta forma acompanhar os valores praticados.

A figura de um “foguinho” indica os preços das notas fiscais emitidas recentemente. Esta é a informação mais “quente” disponível pelo sistema.

http://www.sefaz.am.gov.br/noticias/noticia.asp?codnoticia=19789

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas