A transformação digital tributária e seus benefícios

Por Ana Cavalieri

As administrações tributárias da União dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios iniciaram as primeiras conversas a respeito da modernização e do uso da tecnologia para o compartilhamento de cadastros e informações fiscais há 17 anos.

 Buscava-se a promoção de integração administrativa entre as três esferas de Governo que geraria a disponibilização de informações que fossem mais facilmente utilizadas para cruzar dados dos contribuintes e assim aumentar a eficácia da fiscalização. Através do intercâmbio de informações fiscais entre as esferas governamentais, a padronização em formato digital e melhor qualidade das informações seria possível fiscalizar os contribuintes sem que o agente fiscal tivesse que se deslocar até as empresas. Além do ganho de eficiência no número de fiscalizações houve também uma maior assertividade e o resultado foi visto no incremento da arrecadação.

O SPED-Sistema Público de Escrituração Digital revolucionou os departamentos tributários e contábeis das organizações reduzindo a papelada e trazendo maior segurança e agilidade nas atividades do dia a dia.

 O primeiro projeto rumo à modernização foi a nota fiscal eletrônica, que foi implantada em 2008. A partir daí, obrigações fiscais eletrônicas começaram a ser criadas e os contribuintes tiveram que se adaptar às mudanças.

Passados mais de 15 anos desde o início da transformação digital liderada pelo fisco, muito ainda desconhecemos sobre os dados fornecidos ao fisco. A verdade é que as administrações tributárias possuem em suas mãos um big data com um potencial fiscalizatório gigantesco.

 Muito ouvimos e também falamos sobre a dificuldade de acompanhar a evolução tecnológica, afinal foi uma enxurrada de novas obrigações acessórias e nos vimos de uma hora para outra tendo que justificar investimentos em sistemas e aumento de headcount. Para quem viveu esta transição, muitas vezes é difícil enxergar os benefícios da transformação digital. Porém, eles existem.

 A robotização evita erros, gera ganho de eficiência e reduz necessidade de mão de obra para realização de trabalhos repetitivos. A tecnologia nos permite consistir dados e obrigações acessórias previamente ao envio às autoridades fiscais possibilitando mais assertividade, menos equívocos. Nos permite também gerar KPIs e auxilia na análise e report de dados tributários para planejamento de operação.

 A transformação digital na área de impostos é uma realidade. Investimentos em tecnologia e inovação foram feitos. Nos resta agora olhar para esta transformação digital de uma forma positiva e angariar os frutos que uma gestão tributária eficiente pode trazer.

https://www.linkedin.com/pulse/transforma%25C3%25A7%25C3%25A3o-digital-tribut%25C3%25A1ria-e-seus-benef%25C3%25ADcios-ana-cavali%25C3%25A9ri/?trackingId=%2FAom6lyATR6j3g0ecRV%2B9A%3D%3D

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas