Otto Fuchshuber commented on José Adriano Pinto's blog post Qual a relação entre Reforma Trabalhista e eSocial?
"Isto demonstra que o "Big Brother Fiscal" na denominação de Roberto Dias Duarte (em livro de igual nome de 2008) é um monstro monolítico inflexível e de pouca adaptabilidade. Como reagiria se de repente fosse possível tirar férias de um dia como na…"
21 de Ago de 2017
Otto Fuchshuber commented on José Adriano Pinto's blog post Burocracia Tributária no Brasil
"Mais ou menos na década de oitenta do século passado escrevi numa publicação que, se pintassemos de amarelo todos quadros de um organomgrama que tinham a finalidade única ou quase que exclusiva de atender às exigências fiscais de toda ordem, uma…"
9 de Jul de 2017
Otto Fuchshuber commented on José Adriano Pinto's blog post Auditoria digital: entenda o que é e quais seus principais benefícios
"A auditoria financeira também chamada contábil não se restringe a " exame de documentos, registros, livros e demonstrações contábeis, compreendendo ainda a inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo normalmente por meio…"
30 de Mar de 2017
Otto Fuchshuber commented on Jurânio Monteiro's blog post PB - Estado cobrará pela emissão da nota fiscal eletrônica
"Não vivo na Paraíba, mas o seguinte trecho é uma falácia: "por uma despesa que beneficia apenas os comerciantes que emitem Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)". A nota fiscal, não beneficia o comerciante, ela é imposta ao comerciante para…"
10 de Jan de 2017
Otto Fuchshuber commented on TIAGO NASCIMENTO BORGES's blog post ECD - Novo SPED Contábil (Substituição/Demonstrações Consolidadas)
"Uma Instrução Normativa não pode inovar a lei. Em que leis baseiam-se as mudanças acima, e especialmente ao registro J800? Á lei das Sociedades Anônimas e ao Código Civil, com certeza que não."
21 de Nov de 2016
Otto Fuchshuber commented on José Adriano Pinto's blog post Eu, Auditor, Robô: Machine Learning a serviço do Fisco
"O primeiro livro sobre o assunto que eu tenho conhecimento chama-se "Expert Systems in Auditing" de J. C. van Dijk e Paul Williams, M Stockston Press, 1990 (há 26 anos). Na página 23 comenta (tradução livre) "O nome Inteligência Artificial foi usado…"
30 de Set de 2016
Otto Fuchshuber commented on José Adriano Pinto's blog post Consultoria lista profissões que devem sumir do mapa em 2025 - Republicação!
"Contador na lista de profissões que devem sumir do mapa em 2025 Quanta bobagem. Recentemente relí umas profecias feitas por Hermann Kahn, e nenhuma acontececu.
Por outro lado, a contabilidade é um ramo da estatística que deve satisfazer várias…"
22 de Set de 2016
Otto Fuchshuber commented on José Adriano Pinto's blog post ECF - Prazo de Entrega não será prorrogado
"Parece piada e não convence. Somos betatesters obrigatórios, sujeito ao látego de pesadas multas no caso de descumprimento de alguma regra, mas tendo que usar um programa que com muito boa vontade pode ser considerado no estágio beta. Que informa…"
10 de Set de 2015
Otto Fuchshuber commented on Vanessa Yankous's blog post ECD + FCont - A qualidade das informações contidas nas ECDs é preocupante!
"O layout 1 do ECD foi aceito para o ano de 2013 pelo fato do validador para o layout 2 ainda não era estável. Agora a JUCERJ está exigindo dados que só constam do layout 2. Na realidade, os termos de abertura e encerramento são anacrônicos,…"
7 de Abr de 2015
Otto Fuchshuber commented on José Adriano Pinto's blog post SPED Contábil - ECD - Mensagem de advertência - Vários Registros
"Este item é semântico, e como gera apenas uma advertência, na maioria dos casos creio que pode ser desconsiderado. Mas eu acho a regra "quando relativos ao mesmo fato contábil" válida e útil. Saudações
Otto"
30 de Jun de 2014
Otto Fuchshuber commented on José Adriano Pinto's blog post O Sped Contábil e a segurança das empresas
"Eu vejo o armazenamento de dados nos bancos de dados da Receita Federal do Brasil, como os mesmos sendo o repositório de dados contábeis "na nuvem" (cloud), transformando-se, pelo grande volume envolvido, em big data.Assim, todos os dados contábeis…"
26 de Fev de 2014
Otto Fuchshuber commented on BlueTax's blog post Contabilista não precisa passar por exame de suficiência para adquirir registro profissional
"Isto foi antes da LEI Nº 12.249, DE 11 DE JUNHO DE 2010 (DOU de 14.6.2010)
“.... altera os Decretos-Leis nos 9.295, de 27 de maio de
1946, 1.040, de 21 de outubro de 1969,......................”
[…]
Art. 76. Os arts. 2o, 6o, 12, 21, 22, 23 e 27 do…"
11 de Set de 2013
Otto Fuchshuber commented on BlueTax's blog post Exame de Suficiência - Aprovação em MG foi maior do que a média nacional
"É conhecida a propriedade de que a soma dos afastamentos a partir da média é igual a zero. Ou seja, que haja valores acima da média e valores abaixo da média. Falta outro parâmetro, que é a dispersão. A média de 1 + 99 é igual a 50, e a média de 49…"
19 de Jun de 2013
Otto Fuchshuber commented on Bruno Bezerra's blog post Nota de Esclarecimento sobre o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade
"Como consta emhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del4657.htm
no DECRETO-LEI Nº 4.657, DE 4 DE SETEMBRO DE 1942.
que se chamava Lei de Introdução ao Código Civil Brasileiro e agora se chamaLei de Introdução às normas do Direito…"
30 de Ago de 2011
Otto Fuchshuber commented on Geraldo Nunes's blog post Conselho de Contabilidade está proibido de aplicar exame de suficiência como requisito para registro
"Otto Fuchshuber comenta:conformehttp://www.cfc.org.br/conteudo.aspx?codMenu=45é matéria ultrapassada:
ComunicadoExame de SuficiênciaComunicação CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) vem a público comunicar e refutar a notícia veiculada na…"
29 de Ago de 2011
Otto Fuchshuber commented on Luciana Moraes's blog post Valores literalmente invertidos
"Não sei quantas linhas ou caracteres tenho para comentar. Entre muitos, tres itens podem ser lembrados. Primeiro a fraude que motivou a edição do livro Then Equity Funding Papers The Anatomy of a Fraud, de Lee J. Seidler, Frederick Andrews, Marc J.…"
13 de Mai de 2011