SPED Fiscal - EFD ICMS/IPI - Completo

Objetivo: Apresentar a parte teórica e prática da Escrituração Fiscal Digital - EFD, orientando os participantes não só sobre as informações a serem geradas para o SPED Fiscal, bem como sobre a origem dessas informações, de forma a torná-los aptos à entrega desta nova obrigação. Serão enfatizados a interpretação e correção dos erros dos arquivos, além da análise dos principais registros da escrituração, inclusive tabelas utilizadas, Inventário e suas particularidades, como o CIAP e blocos de informações. Serão tratadas as principais dúvidas decorrentes da geração e validação das informações. Para maior assimilação do conteúdo, além de exemplos de validação dos arquivos, serão praticados testes diretamente no PVA.

Instrutor: Luis Tutomu Kubota Ando - Foi Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil de 1982 a 2012, sendo Supervisor do SPED Fiscal (Coordenador do GT48 - Grupo de Trabalho responsável pela implantação da Escrituração Fiscal Digital no país) de 2006 a 2012.

Público Alvo: Contabilistas; Profissionais da área fiscal; Desenvolvedores de sistemas; Advogados; Demais profissionais interessados no assunto.

Data: 20 de Novembro de 2012 (terça-feira)  08 horas/aula

Programa:

Serão abordadas as regras e os registros relativos ao Bloco H – Inventário, Outras informações – Bloco 1 e Bloco G - CIAP.

 I - Introdução teórica

I.1 – Histórico do projeto

I.2 – Legislação aplicável – Ajuste SINIEF 02/09 e Ato COTEPE ICMS nº 09/08 E Guia Prático da EFD.

I.3 – Obrigatoriedade da EFD

I.4 – Livros  a serem escriturados na EFD

 

 II - Estrutura do arquivo

II.1 – Legislação aplicável a estrutura

II.2 – Hierarquia dos registros

II.3 – Blocos

II.4 – Registros e suas características

II.5 – Campos

II.6 – Estrutura da EFD

 

III - Informações dos documentos fiscais

III.1 – Documentos fiscais a serem escriturados

III.2 – Campos obrigatórios e obrigatórios condicionais

 

IV - Geração do arquivo

IV.1 – Arquivo gerado no PVA

IV.2 –  Arquivo gerado por extração de outras bases

 

V – PVA - Programa Validador e Assinador

V.1 – PVA

V.2 – Importação de arquivos

V.3 – Importação de blocos

V.4 – Análise do resultado – Interpretação dos Erros e avisos

V.5 – Correções

V.6 – Riscos e Oportunidades

 

SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) - Visão Geral

Objetivo: Posicionar o profissional no novo ambiente digital do Fisco, das Empresas e dos Profissionais, de maneira geral e estratégica, não-operacional. Alinhando a turma para melhor entendimento do projeto SPED como um todo, facilitando assim o entendimento e aprendizado de todos os sub-projetos do SPED.

Instrutor: José Adriano Pinto - Sócio-Diretor na BlueTax, Blogueiro no JAP's-SPED, Professor de MBA na PUC Minas e no IPOG, Palestrante, Contador com MBA em TI pela FGV, atuando há 26 anos nas áreas contábil e tributária. Uma das maiores referências em SPED do Brasil.

Público Alvo: Contabilistas; Profissionais da área fiscal; Desenvolvedores de sistemas; Advogados; Demais profissionais interessados no assunto.

Data: 21 de Novembro de 2012 (quarta-feira) 04 horas/aula

Programa:

1)       Cenário Empresarial Brasileiro

 

2)       Cenário Tributário Brasileiro

 

3)       Evolução do Fisco Brasileiro

 

4)       Custos e Alvos da Sonegação

 

5)       Por que e Como as empresas erram

 

6)       Cenário Profissional 

 

7)       O SPED

a.        Apresentação

b.        Origem

c.        Objetivos

d.        Benefícios e Vantagens

e.        Premissas

f.         Legislação

g.        Sub-Projetos

                             i.      Obrigatoriedade

                             ii.      Prazos

                             iii.      Dispensa de Obrigações

                             iv.      Multas e Penalidades

h.        Certificado Digital

i.         PVA

j.         Impacto nas Empresas

k.        Áreas Envolvidas

l.         Mercado - Softwares e Serviços para Geração

m.      Mercado - Softwares e Serviços de Validação, Cruzamento e Auditoria

n.        Pesquisas sobre o SPED

o.        Reflexões e Pontos de Atenção

p.        O que fazer ?

 

 

Nossos cursos incluem: Coffee-break, Material de Apoio, Certificado e Plantão de Dúvidas (3 perguntas em até 10 dias).

Local: BlueTax / Korun - Av. Getúlio Vargas, 446 - 3ª Andar – Funcionários – Belo Horizonte – MG

Disponível também para realização In Company

cursos@bluetax.com.br - (31) 2552-8757

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Observações:

1.             Em razão do quorum mínimo necessário para a realização de nossos eventos, a BlueTax reserva-se o direito de reprogramá-los ou suspendê-los, informando aos clientes com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis da data do evento;

2.             A inscrição somente será efetivada após a confirmação da turma pela BlueTax, e a confirmação do respectivo pagamento pelo cliente;

3.             A nota fiscal será encaminhada por e-mail após a confirmação da inscrição;

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5.             O cancelamento da inscrição com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis, desde que devidamente formalizado junto a BlueTax, gerará o respectivo reembolso ao cliente;

6.             Não serão permitidos cancelamentos com menos de 3 (três) dias úteis, portanto, na impossibilidade do comparecimento do inscrito, o cliente poderá substituí-lo sem aviso prévio a BlueTax, ou retirar o material didático utilizado no curso em até 10 (dez) dias úteis.

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