SPED: empresas dormem no ponto

26/06/2009 11:16 - Maurício Renner Uma pesquisa da Deloitte sobre a preparação de empresas brasileiras para adequação às normas do SPED mostrou que bastante gente está atrasada em relação ao assunto. Apesar do prazo para entrega dos arquivos da Escrituração Contábil Digital (ECD) ao Fisco encerrar na terça-feira, 30, para 80% das 78 pesquisadas, 27% não estão com os processos de forma adiantada. No que se refere à nota fiscal eletrônica (NF-e), das empresas que precisam se adequar até 30 de setembro deste ano, 14,6% está em fase ainda incipiente do projeto. A não apresentação da ECD no prazo fixado acarretará em multa de R$ 5 mil por mês ou fração, podendo, eventualmente, levar ao arbitramento do lucro da empresa. Quanto às inconsistências das informações as penalidades podem ser ainda maiores, dependendo dos reflexos tributários dela decorrentes. No caso da nota eletrônica quem não estiver adaptado pode ficar sem emitir documento fiscal em papel, paralisando, assim, suas atividades. “Muitas empresas não tinham conhecimento do tempo e da complexidade dos subprojetos do SPED (ECD, EFD e NF-e). Ademais, além do atendimento aos requerimentos do SPED, as empresas devem ter uma grande preocupação com a consistência e qualidade das informações que vão entregar ao fisco”, diz Carolina Velloso Verginelli, gerente da área de Consultoria Tributária da Deloitte. Cadastro de participantes complica A pesquisa evidencia, ainda, que a maioria das empresas não está confortável com relação ao cadastro de participantes (clientes e fornecedores) e itens. Do ponto de vista tributário 48,8% apontam não estar totalmente segura quanto à qualidade das informações geradas e deve fazer uma análise, monitoramento e eventual ajuste de seu sistema. Outro dado que revela incertezas quanto à consistência dos dados está no fato de que quase 34% das empresas não têm segurança de que todas as informações contidas nos seus sistemas de gestão empresarial serão migradas adequadamente para o SPED. http://www.baguete.com.br/noticiasDetalhes.php?id=3508354
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas

Comentários

  • SPED : Sonda Procwork apoia envio de arquivos

    Decision Report 02/07/2009

    A Sonda Procwork intermediou o cumprimento dessa tarefa em 72 clientes de diversos setores para a entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD), uma das três obrigações do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que foi estipulado para 30 de junho conforme ordem do Fisco. A consultoria utilizou a solução fiscal PW.SATI-SPED, que permite a apuração e validação de todos os arquivos fiscais e contábeis.

    A obrigatoriedade vale para as corporações com acompanhamento econômico-tributário diferenciado e tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real.

    Conforme pesquisa realizada pela Deloitte entre 25 de maio e 22 de junho, cerca de 80% das 78 empresas consultadas deveriam entregar o ECD até o final do mês, mas desta parcela aproximadamente 27% não estavam com os processos de forma adiantada. Pelo que se pode apurar até o final do dia 30 de junho, 87% das empresas que estavam na lista de obrigatoriedade haviam transmitido seus arquivos de ECD.

    Com uma experiência acumulada em mais de 250 projetos de SPED – Fiscal e Contábil, a Sonda Procwork estruturou um pool de serviços composto por 160 colaboradores voltados para o ajuste dos sistemas de gestão dos clientes para a perfeita adaptação aos registros estipulados pela Receita Federal.

    http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start....
  • Consistência de dados no Sped preocupa 34% das empresas

    por FinancialWeb

    30/06/2009

    Maioria das companhias ouvidas pelo estudo também não está confortável com relação ao cadastro de participantes

    SÃO PAULO - Quase 34% das empresas declararam que não têm certeza se todas as informações dos seus sistemas de gestão empresarial (ERPs) serão integradas corretamente ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). O levantamento sobre “Os impactos do Sped no Brasil” foi feito pela Deloitte e contou com a participação de 78 empresas.

    “Sentimos uma grande preocupação das empresas em gerar os arquivos no layout requerido pela legislação. No entanto, esse é apenas o meio de envio, enquanto que a essência está na certeza da qualidade dos dados”, afirmou Carolina Velloso Verginelli, gerente da área de Consultoria Tributária da Deloitte.

    Foi apontado ainda que a maioria das companhias ouvidas não está confortável com relação ao cadastro de participantes (clientes e fornecedores).

    Segundo o estudo, o Sped trouxe duas consequências muito recorrentes dentre as queixas das empresas. A primeira diz respeito ao cruzamento eletrônico de informações, que aparece em 77% das respostas. Seguido deste fator está o aprimoramento dos controles fiscais, com 65% delas.

    A redução da sonegação fiscal e a melhora na competitividade representaram 62% dos respondentes e o aumento da arrecadação, 57% das respostas relativas à conseqüência trazida pelo sistema. “As empresas, especialmente de setores sensíveis à sonegação, veem o processo de forma positiva, pois acreditam que o Sped vai permitir uma competição mais justa”, concluiu Carolina.

    http://www.financialweb.com.br/noticias/index.asp?cod=58743
  • Escrituração digital atrasa nas empresas

    Kátia Arima, da INFO

    29/06/2009

    SÃO PAULO – Pesquisa revela que muitas empresas estão atrasadas na adequação às normas do SPED.

    Com o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), livros e documentos contábeis e fiscais das empresas serão emitidos digitalmente. A Escrituração Contábil Digital (ECD), que faz parte do SPED, deve ser entregue até amanhã para a Receita Federal por empresas de diversas áreas, mas segundo estudo da consultoria Deloitte, 27% das empresas que precisam transmitir o documento não estão com os processos maduros. As empresas que não apresentarem a ECD dentro do prazo receberão multa de 5 mil reais por mês, ou valor proporcional ao atraso.

    A pesquisa revelou também que quase um quarto das empresas obrigadas a entregar a Escrituração Fiscal Digital (EFD) até 30 de setembro, ainda está em estágio inicial ou ainda não iniciaram o projeto.

    Das empresas que precisam se adequar à Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) até o dia 30 de setembro, 14,6% está em fase inicial do projeto. Depois do prazo, essas empresas estarão impossibilitadas de emitir o documento em papel.

    No estudo da Deloitte, 48,8% das empresas disseram não estar seguras quanto ao cadastro de participantes (clientes e fornecedores). A pesquisa também apontou que 34% das empresas não têm segurança que as informações de seus sistemas de gestão empresarial (ERP) serão migradas adequadamente para o SPED.

    Das empresas consultadas, o SPED traz como principais consequências o cruzamento eletrônico de informações (77%), o aprimoramento dos controles fiscais (65%), a redução da sonegação fiscal (62%) e melhora da competitividade (57%).

    A consultoria realizou a pesquisa “Os impactos do SPED no Brasil” entre 25 de maio e 22 de junho. Participaram 78 empresas brasileiras.

    http://info.abril.com.br/corporate/noticias/empresas-atrasadas-com-...
  • Apenas 27% das empresas estão adiantas quanto ao Sped Contábil

    por FinancialWeb

    29/06/2009

    Conforme pesquisa da Deloitte, 80% das companhias ouvidas estão obrigadas a entegrar os dados até o fim deste mês

    SÃO PAULO – Apesar do prazo para entrega dos arquivos da Escrituração Contábil Digital (ECD) ao Fisco encerrar na próxima terça-feira (30), muitas empresas estão em fase inicial ou ainda não iniciaram a sua implantação. A conclusão faz parte da pesquisa “Os impactos do SPED no Brasil” realizada pela Deloitte, entre 25 de maio e 22 de junho e que contou com a participação de 78 empresas que atuam no País.

    Cerca de 80% das empresas consultadas estão obrigadas a entregar a ECD até o fim deste mês, mas desta parcela aproximadamente 27% não estão com os processos de forma adiantada.

    “Muitas empresas não tinham conhecimento do tempo e da complexidade dos subprojetos do Sistema Público de Escrituração Digital [Sped Fiscal, Sped Contábil e Nota Fiscal Eletrônica]”, comentou Carolina Velloso Verginelli, gerente da área de Consultoria Tributária da Deloitte.

    Com relação à ECD é importante ressaltar a impossibilidade de retificação do arquivo enviado através do Sped. Assim, qualquer incorreção somente poderá ser ajustada no próximo exercício.

    A não apresentação da ECD no prazo fixado acarretará em multa de R$ 5 mil por mês ou fração, podendo, eventualmente, levar ao arbitramento do lucro da empresa. Quanto às inconsistências das informações as penalidades podem ser ainda maiores, dependendo dos reflexos tributários dela decorrentes.

    Ainda sobre o estágio atual de implantação, quase um quarto das empresas obrigadas a entregar a Escrituração Fiscal Digital (EFD) até 30 de setembro, ainda está em estágio inicial ou ainda não deram entrada o projeto.

    No que se refere à Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), das empresas que precisam se adequar até 30 de setembro deste ano, aproximadamente 14,6% está em fase ainda insipiente do projeto. A próxima onda de obrigatoriedade da NF-e abrange 54 importantes setores da economia, entre eles, cosméticos, informática e produtos de limpeza.


    http://www.financialweb.com.br/noticias/index.asp?cod=58667&utm...
  • Pesquisa: empresas ainda não se adequaram ao Sped

    São Paulo - Dados da consultoria Deloitte apontam que grande parte das companhias encontra-se em estágio inicial; prazo é dia 30/06.

    Por Redação do COMPUTERWORLD

    26 de junho de 2009

    Apesar do prazo para entrega dos arquivos da Escrituração Contábil Digital (ECD) ao Fisco terminar na próxima terça-feira (30/06), muitas empresas estão em fase inicial ou ainda não iniciaram a sua implantação. A constatação é da pesquisa “Os impactos do Sped no Brasil”, realizada pela consultoria Deloitte, entre 25/05 e 22/06, que ouviu 78 empresas no País.

    Cerca de 80% das empresas consultadas estão obrigadas a entregar a ECD até o final deste mês, mas aproximadamente 27% não estão com os processos adiantados. De acordo com Carolina Velloso Verginelli, gerente da área de consultoria tributária da Deloitte, muitas empresas não tinham conhecimento do tempo e da complexidade dos subprojetos do Sped (ECD, EFD e NF-e).

    A não apresentação da ECD no prazo fixado acarretará em multa de 5 mil reais por mês ou fração. Caso haja inconsistência nas informações reportadas, as penalidades podem ser ainda maiores, dependendo dos reflexos tributários que a imprecisão de dados causar.

    Ainda sobre o estágio atual de implantação, a pesquisa detectou que quase 25% das empresas obrigadas a entregar a Escrituração Fiscal Digital (EFD) até 30/09 também estão em estágio inicial ou ainda não iniciaram o projeto.

    No que se refere à Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), das empresas que precisam se adequar até 30/09, cerca de 14,6% estão em fase incipiente do projeto. A próxima onda de obrigatoriedade da NF-e abrange 54 importantes setores da economia, entre eles, cosméticos, informática e produtos de limpeza. Caso não cumpra a obrigação, a empresa fica proibida de emitir o documento fiscal em papel, paralisando, assim, suas atividades.

    A pesquisa evidencia, ainda, que a maioria das companhias não está confortável com relação ao cadastro de participantes (clientes e fornecedores) e itens. Do ponto de vista tributário, 48,8% não estão totalmente seguras quanto à qualidade das informações geradas e devem fazer uma análise, monitoramento e eventual ajuste de seu sistema.

    Outro dado que revela incertezas em relação à consistência dos dados está no fato de que quase 34% das empresas não têm segurança de que todas as informações contidas em seus ERPs (sistemas de gestão empresarial) serão migradas adequadamente para o Sped.

    Na pesquisa, duas consequências trazidas pelo Sped foram apontadas com maior frequência. O cruzamento eletrônico de informações aparece em 77% das respostas, seguido pelo aprimoramento dos controles fiscais, com 65%.

    http://computerworld.uol.com.br/gestao/2009/06/26/pesquisa-empresas...
  • Contra o relógio

    26 de junho de 2009 às 17h29

    Apesar do prazo para entrega dos arquivos da Escrituração Contábil Digital (ECD) ao Fisco encerrar no próximo dia 30, muitas empresas estão em fase inicial ou ainda não iniciaram a sua implantação. A conclusão faz parte da pesquisa “Os impactos do Sped no Brasil” realizada pela Deloitte, entre 25 de maio e 22 de junho e que contou com a participação de 78 empresas que atuam no País.

    Cerca de 80% das empresas consultadas estão obrigadas a entregar a ECD até o final deste mês, mas da parcela aproximadamente 27% não estão com os processos de forma adiantada.

    A não apresentação no prazo fixado acarretará em multa de R$ 5 mil por mês ou fração, podendo, eventualmente, levar ao arbitramento do lucro da empresa. Quanto às inconsistências das informações as penalidades podem ser ainda maiores, dependendo dos reflexos tributários dela decorrentes.

    No que se refere à Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), das empresas que precisam se adequar até 30 de setembro deste ano, aproximadamente 14,6% está em fase ainda insipiente do projeto. A próxima onda de obrigatoriedade da NF-e abrange 54 importantes setores da economia.

    http://www.b2bmagazine.com.br/web/interna.asp?id_canais=4&id_su...
This reply was deleted.