Neste espaço apresentaremos periodicamente um conjunto de 7 Dicas para o Escritório Contábil com a intenção de contribuir na preparação dos profissionais para o atendimento às exigências do SPED. Estas dicas foram extraídas do livro SPED NO ESCRITÓRIO CONTÁBIL de autoria do professor Antonio Sérgio de Oliveira.

DICA 5 – FAZER REUNIÃO GERAL E INDIVIDUAL COM OS CLIENTES

Após ter em mãos a avaliação dos sistemas internos e externos é hora de conversar com os clientes. O escritório poderá promover uma reunião geral com seus clientes onde através de uma palestra, por exemplo, será informado a todos sobre este novo cenário, sobre este novo posicionamento do Fisco no sentido de uma fiscalização mais efetiva à qual todos estarão sujeitos. É preciso mostrar-lhes que está cada vez mais difícil “ dar um jeitinho” na escrituração, corrigir os erros mais graves, apagar os incêndios, enfim, quebrar um galho. Temos que mostrar-lhes que o empresário deverá cada vez mais preocupar-se em agir de maneira correta quanto aos tributos, controlar seus documentos e informações, fornecer dados ao seu Contador, já que é comum o escritório implorar por documentos comprobatórios ou explicativos tais como extratos bancários, contratos, recibos, etc. É muito comum o empresário esconder sua movimentação financeira do contador, não enviar os extratos bancários, esconder notas fiscais de compra e até DANFE enviado pelo fornecedor. Nesta palestra nós temos que mostrar ao empresário que somos seus parceiros e que é preciso trabalhar em conjunto.
Em um segundo momento deverão ser realizados encontros individuais com cada dos clientes atingidos expondo a situação específica da empresa dele e quais as providencias o escritório pretende adotar e quais as recomendações sugeridas. É o momento de negociar, inclusive uma eventual revisão nos honorários se for o caso, expondo, demonstrando, quantificando ao cliente a nova realidade.

(texto extraído do livro SPED NO ESCRITÓRIO CONTÁBIL em www.portaldosped.com.br)

Po Antônio Sérgio de Oliveira

 

http://www.robertodiasduarte.com.br/sped-as-7-dicas-para-o-escritorio-contabil-parte-5/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas