As companhias que sonegam impostos e são descobertas pelo Fisco têm prejuízos muito maiores do que “apenas” o pagamento de multas.

A sonegação de impostos, infelizmente, é uma realidade entre as empresas do Brasil, gerando cada vez mais prejuízo para os cofres públicos.

Para se ter noção, o Ministério da Fazenda divulgou que, juntas, as 500 empresas que mais devem para a União somam uma dívida de mais de R$ 390 bilhões.

Além disso, esse tipo de crime tem se tornado cada vez mais elaborado. Em março deste ano, por exemplo, a Polícia Civil e a Secretaria da Fazenda de Santa Catarina (Sefaz-SC) desarticularam uma quadrilha especializada no desenvolvimento de um software ERP específico para sonegar impostos.

Mas o que ao certo acontece com empresas que sonegam impostos?

Em muitos casos, a sonegação fiscal não acontece propositalmente por uma empresa que age de má fé. São comuns os casos em que esse crime é cometido graças à aplicação errada de alíquotas ou em função do não pagamento do valor total devido.

Para essas situações, o primeiro ônus para as companhias é o recebimento de multas.


Informar a sonegação

Essas multas, entretanto, não tem o mesmo valor para todos os casos, já que há uma diferença considerável caso a própria empresa acuse seu erro.

Se a sonegação for descoberta durante uma fiscalização, será cobrada uma multa de 75% sobre o total de imposto devido, além de 50% sobre o pagamento mensal. Ainda existem casos em que as penalidades podem ser multiplicadas, elevando a multa para até 225% sobre o que a companhia devia no começo.

Entretanto, caso o próprio negócio informe para o Fisco o erro que cometeu e busque regularizar sua situação, a multa é de, em geral, 20% sobre o valor devido.


Sanções administrativas

Para os casos mais graves, as empresas sonegadoras podem receber outro tipo de penalidade: as sanções administrativas.

Nesse caso, a companhia fica proibida de participar de licitações ou de realizar financiamentos em órgãos oficiais, o que – dependendo da área de atuação e do porte do estabelecimento – pode ser ainda pior do que a aplicação de multas.

Além disso, os responsáveis pela empresa ou por sua contabilidade também podem ser responsabilizados e processados na esfera criminal.

A pena, caso comprovada a participação desses indivíduos no crime, pode ser desde a aplicação de medidas administrativas – como proibir que a pessoa faça parte da direção de companhias ou arque com indenizações -, até a sua prisão por dois a cinco anos.


Negócio sem credibilidade

Por fim, há ainda um último ‘castigo’ para as empresas sonegadoras, sendo este o mais difícil de mensurar: a perda de credibilidade.

Mais do que o prejuízo financeiro que a sonegação descoberta pode gerar, a falta de credibilidade, causada pela repercussão negativa, pode até mesmo representar o fim de um negócio.

Isso porque o estabelecimento perderá clientes, consumidores e investidores, que acabarão procurando por algum concorrente no mercado, e recuperá-los representará ainda mais gastos até que a reputação e confiança no negócio seja restabelecida.

http://blogskill.com.br/sonegacao-de-impostos-gera-mais-que-multas/?utm_source=Comunidade+Skill&utm_campaign=c0f65386a4-RSS_EMAIL_CAMPAIGN&utm_medium=email&utm_term=0_b66f220518-c0f65386a4-109538877#.WT_hSOvyvIV

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas