Pessoas jurídicas que frequentemente prestam ou tomam serviços com moeda estrangeira buscam alternativas tecnológicas para informar ao fisco cada uma dessas operações, sem que isso represente interrupções das rotinas diárias de seus departamentos, digitações repetidas e demais entraves à eficiência. Com isso, querem cumprir à risca, mas da forma menos dolorosa possível, a mais nova obrigação acessória criada na área do comércio exterior, cujo papel equivale ao exercido pelo Siscomex no campo dos produtos e mercadorias.
Implantado pela Receita Federal de forma escalonada desde agosto do ano passado, conforme as diferentes atividades econômicas, o Siscoserv - Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio abrange compras e vendas, tenha ou não o contribuinte uma filial em outro país.

Está obrigada a enviar as informações nele previstos a organização, por exemplo, cujos funcionários façam viagens internacionais dando origem a despesas com passagens aéreas, estadias etc. Ou então, receba qualquer valor decorrente de serviços prestados lá fora, mesmo remotamente.

A minúcia dos dados a serem transmitidos e o tempo exíguo que breve haverá para isto (os arquivos eletrônicos hoje são aceitos até o último dia do sexto mês após o fato gerador, mas a partir de janeiro próximo terão de ser remetidos em no máximo 30 dias) têm levado empresas e instituições a desenvolver internamente, ou então buscar em terceiros, soluções de TI capazes de amenizar o impacto de mais essa exigência.

Dentre os produtos já disponíveis no mercado com este fim está o Siscoserv Sys, que a GSW Soluções Integradas, em parceria com a Softway, oferece como opção para o registro automático no Siscoserv da Receita Federal, além de manter total controle e rastreabilidade das informações dos serviços prestados ou tomados em âmbito internacional.

A solução integra-se com os principais sistemas de gestão empresarial (ERPs), dentre os quais SAP, Oracle, IFS e TOTVS, e também aos demais módulos de Comex da própria Softway. Além da tecnologia adequada, José Darcy Ribeiro, consultor de Comex da GSW, alerta para a importância de se contar sempre com um parceiro implementador com profundo conhecimento de negócio, a fim de atender de forma completa todas as questões que envolvem a obrigação para alcançar uma implantação eficaz. “Nos nossos projetos de Siscoserv, percebemos que os clientes desconhecem detalhes da legislação, por isso, o trabalho da GSW também é o de orientar de forma consultiva para que nenhum detalhe passe despercebido”, pondera o especialista.

Segundo Ribeiro, o Siscoserv Sys garante benefícios como a integridade das informações, agilidade no registro das operações, validação dos conteúdos antes do seu envio à Receita e atualizações, à medida que novas obrigações acessórias forem criadas.

“Ao invés de perder tempo digitando dados que nada agregam à atividade fim da empresa, as equipes ligadas a RH e Comércio Exterior, por exemplo, poderão se concentrar em suas próprias áreas, além de ter a certeza de que as informações transmitidas à Receita são consistentes”, anima-se Ribeiro, ao justificar seu otimismo quanto ao sucesso da novidade, cujos públicos-alvos são as empresas e instituições que possuem grandes volumes de serviços prestados ou consumidos fora do Brasil.

A EMPRESA

Com matriz na cidade de São José dos Campos e filiais em São Paulo, Belo Horizonte (MG), bem como nas regiões metropolitanas de Curitiba e Porto Alegre, a GSW Soluções Integradas é uma das principais parceiras nas áreas de distribuição, implantação e consultoria da Softway - líder na América Latina no fornecimento de soluções em software para comércio exterior e única no seu segmento a conquistar o certificado CMMI (Capability Maturity Model Integration), que atesta a maturidade em processos de gestão e desenvolvimento de sistemas.
No mercado desde 1991, a GSW é uma empresa nacional e conta com mais de 300 clientes em todo o país, que utilizam seus sistemas voltados a Gestão Tributária, Comércio Exterior, Gestão Orçamentária e Desenvolvimento de Soluções Customizadas.
Destaca em seu portfólio pesos-pesados como 3M, Johnson & Johnson, Pepsico, Pfizer e Mantecorp.

Fonte: Assessoria de Imprensa GSW

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas