De acordo com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a proposta do governo para simplificação de impostosficará pronta nos próximos meses e será adotada até o final de 2017. Entretanto, ainda não há data para que o projeto seja encaminhado ao Congresso.

“A simplificação de procedimentos tributários será implementada até o fim do ano. Essa é uma medida de maior importância porque hoje as empresas dispendem recursos humanos e técnicos importantes para simplesmente pagarconseguir pagar os impostos corretamente, afirmou Meirelles.

Entre os tributos que devem ser reformados e simplificados pelo governo estão o PIS (Programa de Integração Social), a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).

Entretanto, os três tributos foram citados pelo ministro como casos mais complexos e que, por isso, vão exigir mais tempo para serem alterados.

“Isso é a simplificação tributária no sentido de racionalizar e simplificar toda a estrutura tributária do Brasil. Esse é um projeto com prazo maior, mas certamente muito importante. Tal qual outros projetos, que eram julgados quase impossíveis, como a questão do teto do gasto, esse é um projeto que também vamos enfrentar e temos certeza de que seremos bem-sucedidos”, exemplificou. 

Desburocratização

Ainda de acordo com o responsável pela pasta fazendária, a simplificação da estrutura tributária vira também acompanhada de medidas para reduzir a burocracia no pagamento de tributos, como a nota fiscal eletrônica para serviços e o eSocial para as empresas – que tem previsão para entrar em teste em julho.

Essas medidas, conforme explica Meirelles, estão sendo trabalhadas pela Receita Federal. O órgão está desenvolvendo sistemas eletrônicos que visam acelerar o pagamento de impostos e contribuições.

“Nós estamos fazendo um esforço muito grande de reformulação, normas e regulamentos da Receita Federal, de sistemas eletrônicos de maneira que opagamento de impostos possa ser feito de uma forma racional, simples e rápida, completou o ministro.

http://blogskill.com.br/simplificacao-de-tributos-sai-ate-o-final-do-ano-afirma-ministro-da-fazenda-henrique-meirelles-desburocratizacao-pagamento-de-impostos-icms-pis-cofins-estrutura-tributaria-esocial-nota-fiscal/#.WJvCR1UrLIU

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas

Comentários

  • Os governos têm que para de FAZER REMENDOS nesta área. Se este GOVERNO continuar pode até fazer, mas o BRASIL, precisa de uma PROFUNDA REFORMA NO SEU CAÓTICO SISTEMA TRIBUTARIO, que é confuso, complexo, caro, improdutivo, ineficaz, demorado de ser apurado por consequência, TODA A PARAFERNÁLIA TRIBUTÁRIA, só ficou DIGITAL só isso. O nosso CFC precisa agir não é só ficar passivo e assistir.

This reply was deleted.