Uma comissão formada por representantes das secretarias da Fazenda de Pernambuco, Acre, Alagoas, Mato Grosso, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe se reuniu no Recife na primeira semana de novembro para conhecer e testar a primeira versão do aplicativo nacional único que será utilizado por contribuintes sob o regime do Simples Nacional, exceto o Microempreendedor Individual (MEI). O encontro, realizado nos dias 5 e 6/11, foi promovido pela Diretoria Geral de Antecipação e Sistemas Tributários (DAS) da Sefaz-PE.

A ferramenta é baseada no Sistema de Escrituração Fiscal Digital de Pernambuco e está sendo criada pela equipe de desenvolvimento da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI- Fisco Digital) em parceria com a DAS. Assim como a Declaração de Imposto de Renda da Receita, a versão para PC será gratuita.

Na ocasião, o gestor de Sistemas Tributários da DAS, Marcelo Pires Ferreira, apresentou o aplicativo e a declaração gerada por ele que conterá as informações dos impostos devidos por substituição tributária, diferencial de alíquota, antecipação e comércio eletrônico para consumidor final. “Nosso projeto foi testado e os representantes dos estados sugeriram ajustes que iremos implementar para melhorá-lo ainda mais. Nossa principal preocupação é que os estados iniciem os trabalhos para recepção da declaração em seus sistemas”, explicou.

Nos dias 26 e 27 de novembro será realizada uma segunda reunião, dessa vez para testar o processo completo (digitação, geração e transmissão) e homologar a versão final da aplicação.

Sobre o Simples Nacional – O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos, aplicável às microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedor individual, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

Fonte: Sefaz-PE via http://www.mauronegruni.com.br/2015/11/16/sefaz-pe-apresenta-primeira-versao-de-aplicativo-e-realiza-testes/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas