Port. SMT/Natal - RN 42/12 - Port. - Portaria SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO - SMT/Natal - RN nº 42 de 24.09.2012

DOM-Natal: 25.09.2012

Regulamentação do Monitoramento Eletrônico do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza - ISS no âmbito da secretaria Municipal de Tributação - SEMUT.



O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE :

Art. 1ºRegulamentar o Monitoramento Eletrônico no âmbito da Secretaria Municipal de Tributação - SEMUT.

Art. 2ºO monitoramento eletrônico a que se refere o art. 1º consiste no cruzamento de informações prestadas pelos contribuintes cadastrados no município do Natal com informações de declarações de outros contribuintes ou com informações oriundas de instituições externas, sejam públicas ou privadas, obtidas na forma da lei, com o objetivo de detectar possíveis divergências e possibilitar sua posterior regularização.

Art. 3ºPelo monitoramento eletrônico os contribuintes serão intimados a prestar esclarecimentos acerca das divergências relacionadas às suas obrigações, principais ou acessórias, apresentar documentos ou, ainda, se for o caso, a recolher o tributo devido e/ou retificar informações.

§ 1º. Considera-se espontâneo o atendimento às intimações de monitoramento eletrônicos, a que se refere o caput deste artigo, desde que o contribuinte, tempestivamente, forneça todas as informações e elementos solicitados e promova o recolhimento de eventuais diferenças de tributo apuradas.

§ 2º. A não apresentação de documentos ou esclarecimentos, a não retificação de informações comprovadamente errôneas ou, ainda, o não recolhimento do tributo devido, nos prazos desta Portaria, sujeita o contribuinte às penalidades previstas na legislação tributária municipal.

§ 3º. O prazo para prestar esclarecimentos e/ou apresentar documentos na forma do caput do art. 3º desta Portaria, é de 5 (cinco) dias úteis após a ciência da intimação, podendo ser prorrogado a critério do Setor competente.

§ 4º. No caso de imposto a recolher será concedido prazo de 05 (cinco) dias úteis, após a ciência da intimação, para recolhimento do valor apurado, podendo ser prorrogado por igual período, mediante pedido formal submetido à diretoria do Departamento de Receita Mobiliária - DERMO.

Art. 4ºO disposto no art. 3º, desta Portaria, não se aplica aos casos das pessoas jurídicas na condição de responsáveis pela retenção e pelo recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISS, quando estarão sujeitos a aplicação imediata das penalidades previstas na legislação tributária municipal vigente.

Art. 5ºFica o Diretor do Departamento da Receita Mobiliária autorizado a praticar todos os Atos Administrativos necessários a perfeita aplicação desta portaria.

Art. 6ºEsta portaria entra em vigor na data da sua publicação .

ANDRÉ LUÍS MIRANDA DE MACÊDO

Secretário Municipal de Tributação



Leia mais:http://www.fiscosoft.com.br/index.php?PID=275255&o=6&home=iss&secao=1&optcase=31&flag_mf=&flag_mt=#ixzz27VkRinAj

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas