RH Estratégico – Uma Poderosa Ferramenta!!!

Por Whendeo Bernardo

As organizações estão cada vez mais atentas as novas oportunidades que o mercado oferece, e não poderia ser diferente, afinal, as mudanças são cada vez mais constantes. Mas para que estas sejam aproveitadas é necessário entender melhor as ferramentas intrínsecas as empresas, o que elas possuem, seus pontos fortes e fracos. Para que uma empresa aproveite as vantagens e esteja preparada para as possíveis desvantagens que o mercado propicie é conveniente que, primeiro, olhe para dentro de si e pergunte “o que eu posso fazer?”, “quais recursos tenho e são forças que não estou aproveitando?”, depois arregace as mangas e ponha a mão na massa. Afinal, “nem relógio trabalha de graça”, tudo tem um preço.

A engrenagem que dá vida as empresas se chama “pessoas”, e não falo apendas dos clientes, mas também dos investidores, fornecedores e funcionários. Os parceiros de uma organização. Podemos encontra-las em todos os níveis de uma organização. Em via de regra, as empresas são fundadas por investidores (pessoas), existem para seus clientes (pessoas), comercializam produtos de fornecedores (pessoas) e são compostas por funcionários (pessoas). Fica fácil entender a importância que as pessoas assumem dentro das organizações. Contudo, neste texto, iremos nos reter a importância que os colaboradores assumem e como o RH estratégico pode utilizar-se deste recurso para alcançar as metas da organização.

O RH de uma empresa é a departamento que cuida das questões relacionadas aos empregados. É muito comum usarmos a sigla DP – Departamento Pessoal, para identificarmos a área que cuida das questões mais burocráticas, como, por exemplo, questões de leis trabalhista, folha de pagamento, relação com os sindicatos de classe, etc. E usarmos a própria sigla RH para identificarmos a área que cuida de questões estratégicas relacionadas as pessoas, como motivação, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e assim por diante.

A gestão de pessoas é de responsabilidade do RH e serve como um elo entre a empresa e os funcionários, conciliando objetivos que tantas vezes parecem paradoxais. O que podemos perceber é que as constantes mudanças no mercado enfatizam ainda mais a importância do RH estratégico dentro das empresas, a escassez de mão de obra qualificada e a luta para reter talentos – pessoas que façam a diferença – dentro das empresas, são alguns exemplos. Por isto as organizações investem cada vez mais na ferramenta RH, na construção de processos que agreguem valor a seus funcionários e tornem a empresa um lugar atraente – no sentido de atrair novos talentos e reter os atuais – e competitivo em relação as outras empresas do mercado.

Quando falamos em estratégia, estamos falando do plano traçado para alcançar as metas da organização, para chegar ao olimpo e conquistar a visão de nossa empresa. Não podemos esquecer que as organizações existem para seus clientes, e a satisfação de suas necessidades é a maior das obrigações de uma empresa. Para isto precisamos de funcionários capacitados, engajados e motivados. Precisamos de um RH desenvolvido e que tenha participação nas decisões da empresa. Precisamos de estratégicas alinhadas aos processos operacionais, e que garantam o alcance das metas.

http://www.rhblog.com.br/recrutamento-e-selecao/rh-estrategico-uma-poderosa-ferramenta/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+Rh-blog+%28RH+Blog+-+Gest%C3%A3o+de+Recursos+Humanos%29

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas