A Receita Federal e a Polícia Federal desencadearam nesta quinta-feira, dia 25/11, a OPERAÇÃO PODIUM, com objetivo de desarticular um esquema de grandes empresas para a formação de “CAIXA 2”, que seria utilizado para corrupção de funcionários públicos, sonegação fiscal e cometimento do crime de evasão de divisas.

São cumpridos 32 mandados de busca e apreensão e 09 mandados de prisão por 80 servidores da Receita Federal e 160 policiais federais. As ações são realizadas simultaneamente no Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

O trabalho, desenvolvido conjuntamente há cerca de um ano e meio entre os dois Órgãos, teve como ponto de partida denúncia de que as empresas firmariam contratos de patrocínio fictícios para o acúmulo de recursos sem registro na contabilidade (“CAIXA 2”) - o que foi confirmado no decorrer dos trabalhos.

As investigações evidenciaram que o mentor do esquema firmava falsos contratos, em nome de federações esportivas ou laranjas, com grandes empresas, que então realizavam vultosos pagamentos a título de patrocínio. Posteriormente estes recursos eram sacados e em grande parte devolvidos em espécie às empresas pagadoras compondo o “Caixa 2” destas.

Estima-se que o esquema investigado tenha movimentado aproximadamente 50 MILHÕES DE REAIS.

O nome da operação – Podium – é decorrente do envolvimento de Federações Esportivas com o esquema de sonegação e evasão de

divisas.

Assessoria de Comunicação Social - Ascom

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas