Que venha mais um ano exitoso!

Conquistas profissionais, reconhecimento da sociedade e um mercado receptivo e em expansão são alguns dos motivos que fazem com que a classe contábil termine o ano de 2011 com lembranças positivas e se prepare para iniciar outro, com alvissareiras e promissoras perspectivas profissionais.

Para contadores e técnicos em contabilidade, este foi um ano de adequações, de colocar em prática uma série de mudanças, que exigiram reestruturação e reposicionamento frente ao mercado. Foi um ano de consolidações de normas, que exigiram muito esforço, dedicação, estudo e empenho por parte dos profissionais contábeis, mas que em contrapartida trouxeram oportunidades, valorização e boas expectativas de crescimento. Os novos rumos da contabilidade brasileira, inserida no contexto internacional, têm sido um tema desafiador.

O Conselho Regional de Contabilidade não apenas acompanhou as transformações, como participou e desenvolveu ações que oportunizaram aos seus registrados, no Estado, interação e conhecimento dos novos regramentos. Não poderia ser diferente, já que a atualização e o aprimoramento dos conhecimentos técnicos tornaram-se requisitos imprescindíveis nesse momento. O profissional contábil é impelido a assumir um novo perfil e a capacitação é fator decisivo.

Durante 2011, foram realizados 14 seminários em diversas regiões do Rio Grande do Sul, mais de 400 eventos presenciais na Capital e no Interior, e mais de 900 eventos em mídia eletrônica, dentre eles as palestras com transmissão ao vivo, via internet, realizadas na sede do Conselho, todas as quartas-feiras. Esse recurso agiliza e facilita a difusão da informação, uma vez que os contadores e os técnicos em contabilidade podem assistir às palestras e interagir sem que seja necessário se deslocar até o local do evento.

Para o próximo ano, o Programa de Educação Continuada será intensificado, a fim de atender as necessidades dos profissionais que atuam na área contábil e as exigências do mercado.

Pesquisas publicadas no decorrer deste ano apontam a área contábil como uma das atividades em que a procura por profissionais tem crescido significativamente. Entretanto, o mercado exige profissionais atualizados em relação às novas normas e capacitados a oferecer assessoramento técnico na gestão dos negócios empresariais.
O movimento de transformação se deu, portanto, na ciência contábil e no seu executor. O campo de trabalho é vasto e existe demanda em diversas áreas. Hoje há uma procura crescente em segmentos de especialidade como Contabilidade Ambiental, Controladoria e Auditoria.

Ocupar os espaços com competência e demonstrar que a Ciência Contábil é imprescindível no cenário público e privado do País não é tarefa difícil, pois os gestores das organizações já perceberam essa realidade. Precisamos, sim, manter e estimular o crescimento e o progresso da profissão. Para tanto, faz-se necessário estarmos abertos às mudanças, caminharmos lado a lado com a evolução da ciência e estarmos constantemente em busca do aprimoramento e ampliação dos conhecimentos.

Para o próximo ano, muitas mudanças irão acontecer, especialmente na área pública. Esse é um processo irreversível e precisamos estar preparados para transformar os desafios em oportunidades, sem esquecer que a união da classe é regra para a consolidação de objetivos e ideais comuns.
A todos os colegas um Feliz Natal e um exitoso 2012! Um forte abraço.

Zulmir Breda

http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=82019

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas