Segue orientações do Sr. Guilherme Dal Pizzol da RFB, em relação ao problemas ocorridos recentemente com as novas versões do PVA.

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Como deve ser de conhecimento dos Srs., liberamos uma nova versão do PVA da EFD Contribuições (2.0.9) no início deste mês.

Notamos, via Fale Conosco, um certo número atípico de pedidos de suporte com o sintoma do PVA não conseguir inicializar a base de dados. Ressalto que o número de transmissões de escriturações segue dentro da média dos demais meses do ano.

Após diversos contatos com contribuintes que relataram esse problema, constatamos que algumas soluções de antivírus existentes no mercado estão bloqueando a comunicação entre o PVA e o banco de dados interno.

Dessa forma, como o alcance dos Srs em blogs, fóruns de discussões é amplamente maior que o nosso, peço que, se possível, informem a estes usuários com dificuldades no uso do PVA, que tentem desabilitar/substituir o antivírus ou verificar as configurações do mesmo para permitir a execução do PVA. Peço ainda que encaminhem ainda essa informação a outros colaboradores do SPED que porventura não tenham sido copiados na mensagem.

Apenas para fins informativos, sem juízo de valor com relação ao software em si, em todos os casos que pude testemunhar, a desabilitação do antivírus resolveu o problema, em outros apenas desinstalando-o. Não posso afirmar que outras soluções não estejam causando o mesmo problema.

É importante ressaltar que a ausência de antivírus na máquina do usuário pode tornar-se um risco para a segurança. Dessa forma, a instalação de outra solução de antivírus é altamente recomendada para estas máquinas que executam o PVA.

Por fim, gostaria de informar que o PVA do Sped Fiscal também está sendo afetado por este bloqueio.

Já solicitamos ao Serpro que verifique alternativas para sobrepor este bloqueio por parte de antivírus/firewall.

Guilherme

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Comentários

  • Boa tarde!

    Gostaria de compartilha com os senhores e saber se poderão nos ajudar ou até mesmo nós orientar a respeito!

    Com relação as Atualizações de Versão de PVA da EFD-Contribuição, bem como EFD ICMS-IPI.

    Quando a Receita altera/lança uma nova Versão do PVA (Contribuição e/ou ICMS/IPI), a Receita poderia orientar nós "Contadores", para alterar o nome do Arquivo que estamos instalando na máquina para não sobrepor os dados existentes de Versões anteriores...

    Ou ainda melhor, fazer como ocorre na DCTF (cria-se pastas por Versão), desta forma não teremos o perigo de perdermos os dados já Validados/transmitidos!

    Acho também que nas Novas Versões poderia trazer o Banco de Dados das Versões Anteriores, é claro que neste caso tem que ver a compatibilidade de layout!

    Ocorreu esta situação com mais alguém?

    Obrigado!

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