Por que Odeio o Sped?

Por Marco Antonio Pinto de Faria

Meu Amigo Onofre me repreendeu: “Marco você não pode falar que odeia o Sped, pois ele gera negócios para suas empresas e você é um dos profissionais que mais entende desse assunto no pais, e, portanto, não pode odiar o assunto que você mais acompanha e estuda”.
O Onofre me fez refletir. Como sempre.
Mas concluí que continuo odiando o Sped.
Por que?
Porque ele é absurdo. Porque é burro. Porque é ilógico.
Eu sei que ele não é culpado de ser como é, mas sim seus criadores, mas a criatura monstruosa podia se rebelar contra seus criadores e devorá-los.
Deixando para lá esses meus desejos secretos, passo a explicar porque acho o Sped um absurdo (antes que o Onofre me repreenda novamente).
Todos sabem que a sonegação no Brasil era (ou ainda é) enorme.
Quando constitui a Skill em 1979 fui rotulado como um “louco” pois só aceitei, desde o princípio, trabalhar com clientes que queriam se regularizar totalmente.
Foi um começo difícil. Na década de 80 a Receita Federal estimava que a sonegação beirava 90% do PIB (hoje a FGV estima que está em 16,8%). Mas o tempo nos trouxe reconhecimento e mais clientes com os mesmos princípios.
Assim, o conceito da governança corporativa está conosco desde o inicio. Entendemos que todos devem pagar os impostos. Com planejamento mas sem sonegação.
Partindo desse principio, o Sped seria bem vindo. Mas transformaram uma ferramenta fiscalizadora em uma arma arrecadadora.
Pior: transferiram para o contribuinte todo o trabalho de apuração, arrecadação e controle.
É um Absurdo!
O Banco Mundial colocou o Brasil no último lugar entre todos os países no mundo no quesito “horas gastas para apuração dos impostos pelas empresas”. Cada empresa no Brasil gastava, em 2011, 2.600 horas por ano para apurar seus impostos. Um Absurdo.
Hoje, com o Sped Contribuições, devemos gastar mais de 3.000 horas. Um horror.
Imagine: se você for abrir uma pizzaria, a primeira coisa a fazer é encontrar 3 funcionários para atender as obrigações tributarias, e só depois um pizzaiolo. Isso não é estúpido?
Temos mais de 80 tributos. Temos 27 Estados que preferem legislar diferentemente. Temos 5.500 municípios que, por não terem também um comando nacional, legislam por conta própria.
A solução? Imposto Único. Mas isso falaremos depois, pois agora resta-me desejar que o Sped copie literalmente o que seu irmão primogênito, Frankenstein, fez: Extermine seu Criador.

http://www.robertodiasduarte.com.br/index.php/por-que-odeio-o-sped/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas

Comentários

  • Prezado Marco

    Desde que seus sistemas estejam muito bem parametrizados, principalmente na entrada de dados, o SPED é uma excelente ferramenta não apenas para o fisco, mais para o gestor tributário que poderá gerir o tributo e suas obrigações acessórias no nascedouro da informação.

    É notório que há coisas para melhorar, e sempre haverá.

    É preciso distinguir muito bem as coisas para efetuar uma analise crítica. Uma coisa é o Sistema Tributário Brasileiro que a muito precisa ser melhorado respeitando sempre os ditames constitucionais que regem a segregação dos poderes, autonomia dos entes federados, clausulas pétreas, etc. Outra coisa é a administração desse Sistema Tributário Brasileiro. Evidentemente que quanto mais simplificado o sistema, simplificada será sua administração.

    Sempre há diversos horizontes para enxergar as coisas. Podemos enxergar como um peso e sofre a angustia de ter que conviver com ele. E podemos enxergar, também, como oportunidade e colher frutos.

    Para mim o SPED é oportunidade.

    Sucesso

    Gilson Ramos

  • Aplaudidíssimo....Odeio com todas as minhas forças !!!!

This reply was deleted.