Perfume importado e games lideram tributação no Natal

Perfumes importados, jogos eletrônicos e bebidas, como espumante e uísque, lideram o ranking de tributação dos produtos mais vendidos nesta época do ano, segundo levantamento do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).
A cada perfume importado comprado o consumidor paga 78,43% em tributos.
"A tributação dos importados é maior, pois, além de eles terem todos os tributos incidentes dos produtos nacionais, ainda está embutido o Imposto de Importação", diz João Eloi Olenike, presidente do IBPT.
Nos jogos eletrônicos, um dos brinquedos preferidos das crianças, a carga tributária chega a 72,18%.
"Nos presentes eletrônicos [como games, televisores, celulares, laptops], a quantidade de tributos federais é maior que a dos estaduais e municipais. Porém, o ICMS é um dos que mais oneram o valor final, podendo alcançar alíquota de 25%", diz.
Os espumantes, presentes nas ceias natalinas, e o uísque, usado com frequência para presentear, possuem carga tributária de 59,49% e de 61,22%, respectivamente.
"A tributação dos produtos natalinos não subiu neste ano, porém continua altíssima. Uma carga tributária menor, principalmente dos importados, como o bacalhau, permitiria que mais pessoas tivessem acesso a esses produtos", diz Olenike.
O IBPT estima que a arrecadação de tributos do governo atinja R$ 1,27 trilhão neste ano, com aumento de 17% sobre o ano passado.

Fonte: Folha de São Paulo

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas