“O objetivo da obra é levar ao leitor uma visão geral numa linguagem simples e acessível. Ela possui 19 artigos que abordam aspectos conceituais do projeto, os cuidados que empregadores precisam ter na implantação do sistema nas empresas e as portarias que regulamentam o funcionamento”, destacou o auditor-fiscal da Receita Federal, Luiz Antônio Medeiros de Araújo.

Ele é o coordenador do livro eSocial: Origem e Conceitos - A visão de seus Construtores, que foi lançado na noite dessa terça-feira (12), no Plenário 1 do edifício-sede, em BH, na primeira edição do ano do projeto Leis & Letras do TRT-MG.

Medeiros espera que o livro contribua para que todos tenham efetiva compreensão sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSociale os temas que permeiam o sistema, como saúde e segurança do trabalho.

A abertura do evento foi feita pelo vice-corregedor do TRT-MG, desembargador Fernando Rios Neto. Ele deu as boas-vindas aos presentes e fez uma breve explanação sobre a utilidade do sistema para os empregados domésticos e, posteriormente, para os entes públicos. 

Já o coordenador acadêmico da Escola Judicial do Tribunal, juiz Rodrigo Cândido Rodrigues, acredita que o eSocial vai trazer muitos avanços para o Brasil, porque visa combater o excesso de burocracia, já que agrega várias informações em um único sistema.

Em seguida, um dos palestrantes do evento, o auditor-fiscal do Trabalho José Alberto Maia, lembrou que Minas Gerais é o “ventre” do eSocial, porque o sistema está sendo desenvolvido no estado. “Essa obra superou minhas expectativas. O projeto do sistema é muito importante para o país, não só para a melhoria dos ambientes de trabalho, mas para a saúde e segurança dos trabalhadores. E a Justiça do Trabalho é nossa parceira primordial”, frisou.

O último palestrante foi o auditor-fiscal da Receita Federal Samuel Kruger, que falou sobre a simplificação do eSocial e a integração com os servidores governamentais. Segundo Kruger, a ideia dessa simplificação talvez não esteja tão clara para o usuário final ainda, mas será determinante para a qualidade final do sistema. 

3753479123?profile=original

Fonte: https://portal.trt3.jus.br/internet/conheca-o-trt/comunicacao/noticias-institucionais/obra-sobre-esocial-e-lancada-na-1a-edicao-do-ano-do-leis-letras

Compre o livro em http://loja.legistrab.com.br/pd-631cee-livro-esocial-origens-e-conceitos-a-visao-de-seus-construtores.html?ct=&p=1&s=1

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas