O que mudou com a nota fiscal eletrônica?

por Alexandre Galhardo, especialista em tributos

São Paulo - Muitos empresários ficaram receosos com a criação da nota fiscal eletrônica (NF-e), pois se sentiram invadidos pelo fisco. Mas quem se preocupa em trabalhar corretamente, dentro das normas fiscais, não precisa se preocupar.

A NF-e obrigou os empresários a mudarem a forma como organizam as notas da empresa. Agora, não há mais necessidade de reservar espaços físicos para o armazenamento em papel. Com isso, é possível colocar o funcionário que era responsável por essa tarefa para fazer outra atividade, que gere mais valor à empresa.

Com o armazenamento eletrônico, mais seguro e acessível, ficou mais rápido e fácil consultar as notas. Não há mais necessidade de formulários gráficos, o DANFE (documento auxiliar de nota fiscal eletrônica) pode ser impresso em uma folha comum. Também não é mais obrigatório manter as notas encadernadas.

A nota eletrônica reduz erros de escrituração devido à eliminação de equívocos de digitação de notas fiscais. Além disso, simplifica as obrigações acessórias, inicialmente a NF-e prevê dispensa de Autorização de Impressão de Documentos Fiscais – AIDF. No futuro outras obrigações acessórias poderão ser simplificadas ou eliminadas.

Com a NF-e, os processos realizados nos postos fiscais de fiscalização de mercadorias em trânsito serão simplificados, reduzindo o tempo de parada dos veículos de cargas nestas unidades.

 

Tributos | 08/04/2011 15:50

 

http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/o-que-mudou-com-a-nota-fiscal-eletronica

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas