O Programa de Compliance e o Pão Levain

Por Alexandre Serpa

Olá,

Quero falar hoje com você sobre a implementação de um programa de compliance efetivo e ao pensar no tópico me veio à mente as similaridades com o processo de produção de um pão levain

Um pão levain requer bastante dedicação e se inicia com a produção de um fermento natural, que pode levar algumas semanas, passando pela efetiva mistura dos ingredientes, inclui o processo de descanso, ou fermentação, da massa e somente então essa bela massa, madura e saborosa, vai ao forno para ser assada com precisão e, ao final, temos um pão sem igual em sabor, textura, beleza e aroma. 

Todos os passos entre a produção do levain até a retirada do pão assado do forno terão sua total atenção, para que nada atrapalhe o resultado final. Você precisará de muitas tentativas para chegar ao pão levain perfeito. Terá que estudar muito sobre a fermentação, temperatura ambiente, umidade, temperatura do forno, forma de sovar a massa, qualidade dos ingredientes.Irá repetir e repetir o processo, acertando em algumas vezes, errando em outras. Mas, ao final, você ficará extremamente contente com o resultado. 

Para conseguir implementar um programa de compliance efetivo o mesmo acontece. 

Você precisará estudar muito para se preparar, precisará ter paciência com erros, terá que rebalancear os ingredientes do programa até achar o equilíbrio, irá deixar o programa maturar naturalmente e dar tempo para que a realidade da sua empresa deixe o programa no ponto. A cada passo da implementação o programa precisará ficar sob os seus mais atentos cuidados, para que nenhuma variação imprevista atrapalhe o resultado final. 

Claro que um programa de compliance não é feito de fermento, farinha, água e sal, mas sim com os ingredientes a que chamamos de pilares do programa, quesão: a análise de riscos, o suporte da alta administração, as políticas e procedimentos, o canal de reporte, a comunicação e treinamento, o monitoramento e a due diligence. Mas seu cuidado, dedicação, experiência teórica e prática, bem como as variáveis ambientais, serão fatores preponderantes a determinar o qual ´efetivo´ será seu programa de compliance. 

Te convido para assistir este pequeno vídeo, em que converso com Alessandra Gonsales sobre os desafios atuais de uma carreira em compliance: http://www.joseadriano.com.br/video/desafios-atuais-de-uma-carreira-em-compliance

Fonte:Lecnews.com

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas