O Fisco está sempre ao seu lado!

É verdade, o Fisco atualmente está sempre ao seu lado, 24 horas por dia, sete dias por semana. A inteligência fiscal ou, se preferir, tecnologia aplicada ao Fisco, está em ação. Os controles que todas as esferas (federal, estadual e municipal) possuem, permitem o monitoramento dos contribuintes pessoas físicas e jurídicas praticamente de forma online. É um verdadeiro exército eletrônico: EFD, ECD, EFD PIS/Cofins, NF-e, CT-e, TF-e, Sintegra, DCTF, DIRF, DIPJ, DASN, DOI, etc. Tudo isso para a coleta de informações das operações entre os contribuintes e reduzir a sonegação fiscal. Hoje, é praticamente impossível fazer uma operação que envolva recursos financeiros sem que o Fisco esteja com seu “olho” eletrônico atento. De uma compra de imóvel até a compra de um simples lápis, nada passa despercebido a inteligência fiscal.
Um grande exemplo de controle eletrônico, que já existe em vários municípios do País é a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, ou se preferir NFS-e. Trata-se de um sistema acessado via web, desenvolvido pelas prefeituras ou empresas privadas, através do qual o contribuinte prestador de serviços deve emitir suas notas fiscais. Cabe informar que o sistema é 100% controlado pela prefeitura, já que o acesso é feito diretamente aos bancos de dados nos servidores da prefeitura. No caso, o Fisco municipal tem, em tempo real, todas as informações do serviço prestado, dados completos do cliente (tomador dos serviços), valor do imposto devido e data. Antes de a empresa calcular o seu ISS a prefeitura já sabe quanto ela deve. É uma realidade ao estilo “Jornada nas Estrelas”, futurista, porém, real.
Aí nos perguntamos, será que vai pegar? Sem dúvida alguma que sim. O sistema da NFS-E permite à prefeitura colocar toda a população como verdadeiros fiscais da emissão das notas, isto porque, toda vez que uma pessoas física adquire um serviço, pode informar seu CPF e muitas prefeituras dão benefícios ao contribuinte, como: crédito no IPTU do seu imóvel e sorteios de brindes. Será uma verdadeira caça às notas fiscais. Quem não quer pagar menos no valor do IPTU ou ganhar um belo presente? Podemos, então, ver um simples “ticket” de estacionamento do shopping (é um serviço), virar desconto no IPTU. No início é tudo novo, mas com o passar do tempo, irá integrar a nossa cultura o pedido da nota fiscal para termos, ao menos, um pequeno retorno sobre os altos impostos que pagamos.
Se você é empresário, prepare-se, pois serão “contratados” milhões de pessoas para fiscais da prefeitura. Se você é consumidor, parabéns, você acaba de ganhar um novo “emprego”!

Por Helio Donin Jr

 

http://www.tiinside.com.br/28/03/2012/o-fisco-esta-sempre-ao-seu-lado-/gf/269982/news.aspx

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas

Comentários

  • Se está eficiência do fisco tiver como contra-partida a redução da carga tributária, estão de parabéns.
    Mas será que isso acontecerá? Tomara.

This reply was deleted.