“O contador não vai desaparecer”

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Com o tema “Inteligência Artificial e Tecnologia a Serviço da Contabilidade e da Auditoria”, o professor Miklos A. Vasarhelyi, da Rutgers University, Nova Jersey, EUA, ministrou a palestra magna do seminário, que foi coordenada pelo vice-presidente Técnico do CFC, Idésio da Silva Coelho Júnior.

Ao apresentar o palestrante, Idésio disse que “a tecnologia traz muitos benefícios, mas também muitos desafios”. Segundo o vice-presidente, “não existe gestão pública ou privada, ou recolhimento de impostos, e não existiria o mundo como nós conhecemos sem o uso da Contabilidade”.

O professor Miklos, por sua vez, concordou com o vice-presidente do CFC ao afirmar que “a Contabilidade não  vai acabar, muito pelo contrário. Medição e aferição são essenciais em qualquer atividade comercial e pública. O que o profissional  da contabilidade tem que fazer é contribuir para o aperfeiçoamento dos sistemas contábeis existentes”, pontuou .

O palestrante fez uma abordagem sobre o uso da Inteligência Artificial no cenário contábil mundial, principalmente sobre o uso da tecnologia aplicada à área governamental com pesquisas realizadas nos Estados Unidos.

Ao reforçar a importância de o profissional estar atento ao avanço tecnológico, Miklos disse que “a única coisa que temos certeza é de que mudanças acontecerão e que os profissionais que trabalham com padrões contábeis e de auditoria têm que acompanhar a velocidade das informações digitais”.

O professor revelou, também, que a Universidade de Rutgers é a primeira Instituição de Ensino em Contabilidade, em nível mundial, a ocupar, por vinte anos, a liderança na formação contábil. “A nossa intenção é de que a universidade seja a melhor em Contabilidade Governamental”, afirmou.

Outro ponto apresentado pelo professor foi o estudo realizado nos EUA sobre a Contabilidade Social. “Se você apresenta dados à sociedade, ela irá monitorar o trabalho dos gestores”, pontuou.

Miklos surpreendeu os participantes do evento ao dizer que deseja conhecer o funcionamento de sistemas contábeis brasileiros, a exemplo do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público (Siconfi). “Estamos muito interessados em realizar  estudos com esses sistemas brasileiros”, avisa Miklos.

No decorrer da palestra, Miklos falou sobre Big Data, Bitcoins, Intelligente Process Automation, Disruption, Blockchain, Intelligent Process automation, Apps and Ubiquitous data e Human Behavior Change. Para ter acesso à palestra do professor Miklos A. Vasarhelyi, clique aqui.

 

http://cfc.org.br/noticias/o-contador-nao-vai-desaparecer/?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Press+Clipping+Fenacon+-+30+de+abril+de+2018+%26%23128232%3B

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas