NFC-e completa um ano com mais 100 milhões de emissões

Completando um ano de lançamento, a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), superou as expectativas, até julho passado, com mais de 100 milhões de documentos fiscais eletrônicos emitidos pelo segmento varejista goiano conforme aponta levantamento da Gerência de Informações Econômico-Fiscais (Gief), da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Só no mês passado foram emitidas mais de 23 milhões de NFC-e contra 16 milhões em junho, um acréscimo de 7 milhões de notas fiscais eletrônicas processadas no período pelo mercado varejista ao consumidor. Mais de 12 mil empresas já estão emitindo o documento eletronicamente. Até janeiro do próximo ano, todos os estabelecimentos do varejo no Estado serão obrigados a emitir a NFC-e, conforme calendário de vigência definido pela Receita estadual em 2016.
Em junho deste ano, a emissão da NFC-e passou ser obrigatória para todos os contribuintes do regime normal de tributação. Já as empresas do Simples Nacional têm até janeiro de 2018 para aderir ao novo documento fiscal eletrônico do consumidor. Com a inclusão das empresas do Simples Nacional, a Sefaz fecha o cronograma de implantação da NFC-e que teve início em julho de 2016, conforme esclarece o gerente de Informações Econômico-Fiscais (Gief), Leonardo Meneses. 
Muitos estabelecimentos varejistas estão antecipando o prazo final da obrigatoriedade em razão das vantagens oferecidas pela nova sistemática de emissão de Nota Fiscal eletrônica, como, a substituição do cupom fiscal emitido pelo ECF e a nota fiscal modelo 2 (papel). “Há redução de custos, maior agilidade ao varejista, além de maior segurança, tanto para o comerciante quanto para o consumidor”, observa Leonardo.
A NFC-e objetiva desburocratizar e simplificar as operações com mercadorias, com os dados sendo automaticamente repassados à Sefaz, permitindo inclusive consultas pelo consumidor por meio do site: www.sefaz.go.gov.br no banner Notas Fiscais. A empresa que já emite a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o credenciamento da NFC-e é automático, bastando para isso, adaptar o programa emissor fiscal.

http://aplicacao.sefaz.go.gov.br/index.php/post/ver/223104/nfc-e-completa-um-ano-com-mais-100-milhoes-de-emissoes

http://tadeucardoso.blogspot.com.br/2017/08/nfc-e-completa-um-ano-com-mais-100.html

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas