No último dia 24, durante as comemorações do Dia da Indústria, o empresário do setor têxtil, Flávio Roscoe Nogueira, tomou posse como presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em solenidade na sede da entidade, em Belo Horizonte.

O evento contou com a presença do governador de Minas, Fernando Pimentel; do presidente da República, Michel Temer; além do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade; Olavo Machado Junior, que entregou o cargo a Roscoe; empresários, lideranças políticas e representantes do poder público.

Na oportunidade, Roscoe chamou a atenção para a necessidade de eliminação de entraves como tributos abusivos, juros exorbitantes e burocracia excessiva, e defendeu a reformulação legislativa e reformas estruturantes. A seguir, a íntegra do discurso de posse do novo presidente da Fiemg.

“No momento em que assumo a presidência da Fiemg, expresso o meu reconhecimento aos homens e às mulheres que escreveram a história desta Casa ao longo dos seus 85 anos de vida e de trabalho em defesa da indústria de Minas Gerais.  

 Dos sete sindicatos e 25 empresas que fundaram a Fiemg, em 12 de fevereiro de 1933, somos hoje 139 sindicatos empresariais e mais de 64 mil indústrias em todo o Estado. São números grandiosos, que revelam a força e a importância da indústria.

Nosso trabalho nos próximos anos será tornar esses números ainda maiores – e para isso precisamos vencer definitivamente a crise e eliminar o cipoal de entraves que corroem o nosso ambiente de negócios na forma de tributos abusivos, juros ainda exorbitantes, burocracia excessiva e legislações que precisam ser reformadas em regime de urgência. Não há competitividade possível em um cenário como este!

 Podem ter certeza: vamos nos dedicar 24 horas por dia, 365 dias por ano, para construir um ambiente de negócios que nos permita concorrer e conquistar mercados no Brasil e no mundo.

Vamos trabalhar em todos os fóruns, sobretudo no Legislativo, para construir leis vocacionadas ao crescimento econômico!

Vamos nos empenhar na defesa de reformas estruturais urgentes para a indústria e para o País!

Vamos nos mobilizar contra a hipertrofia do Estado – o Estado, sabemos todos, deve e precisa ser do tamanho das necessidades do setor produtivo e da população.

Essas são as bandeiras da indústria - e vamos erguê-las para assegurar a produção, permitir a geração de riqueza para o País, rentabilidade para as empresas e a criação de empregos de qualidade para os nossos trabalhadores. Dessas bandeiras, não abrimos mão!
Nossa voz não se calará na defesa dos legítimos interesses da indústria! Nossa voz não se calará na defesa do empreendedorismo e dos empreendedores! Nossa voz não se calará diante da necessidade da manutenção e criação de novos empregos!

Nossa voz não se calará jamais quando os legítimos interesses da indústria exigirem o nosso firme posicionamento diante de ações do Estado e dos governos nos planos federal, estadual e municipal!

 Mas estejam certos: nossa voz também não se calará no reconhecimento a todos aqueles que se juntarem a nós na defesa da indústria e no apoio às empresas visando assegurar-lhes um ambiente de negócios com competitividade para produzir e gerar empregos! Esperamos, sinceramente, ter mais a aplaudir do que a cobrar!”

Excelentíssimo Senhor Presidente Michel Temer,
As bandeiras da indústria guardam claro alinhamento com muitas das mais importantes ações implementadas em seu governo, dentre as quais destaco a busca do equilíbrio fiscal, a aprovação da lei da terceirização, a reforma das relações trabalhistas e a obstinação para aprovar a reforma da Previdência.

Há, no entanto, temas que penalizam fortemente o setor produtivo e para os quais precisamos do apoio decisivo de Vossa Excelência. Entre as muitas questões a enfrentar, há urgências que muito nos preocupam, como tive a oportunidade de informar ao senhor na recente visita que lhe fiz no Palácio do Planalto.

Refiro-me aos impactos das exigências do Bloco K e do e-Social. Trata-se, Presidente Temer, de heranças de governos anteriores, que vão contra tudo o que prega o seu governo.
São medidas que elevam a burocracia sobre as empresas ao nível do absurdo e que, no caso do Bloco K, ameaçam a propriedade industrial e os segredos industriais. É preciso abortá-las! Contamos com o Senhor!

Senhoras e Senhores, prezados companheiros,
Será bandeira prioritária da nossa gestão a busca incessante do diálogo, do entendimento e da aproximação entre o empresário e a sociedade.

Com muito orgulho, somos parte da sociedade na qual estamos inseridos!
Vale dizer: problemas que impactam a economia, a indústria e as empresas também impactam a sociedade, os trabalhadores e suas famílias.

A sociedade, as empresas, os trabalhadores e os empresários são sócios, compartilham os mesmos objetivos e as mesmas dificuldades. Juntos e unidos, devemos defender os nossos interesses que, não tenho dúvida, são os mesmos.

Não faz sentido, e nem é justa, a percepção negativa que estigmatiza a empresa e o empresário.

Trabalhamos para ter exatamente o que a sociedade também quer: oportunidade de trabalhar e gerar riqueza. E temos consciência de que é nosso dever e responsabilidade gerar empregos e qualidade de vida para a população.

Essa é a forma como queremos ser vistos e percebidos – e, para isso, vamos trabalhar para reposicionar a imagem da indústria e do empresariado junto à opinião pública.
Vamos mostrar a importância da indústria e sua interface com o cotidiano das pessoas!
Vamos mostrar, por exemplo, que é a indústria o agente gerador dos empregos mais qualificados e de salários mais elevados.

A proposta de nossa diretoria para a Fiemg é clara:
Seremos uma entidade independente, forte, eficiente e combativa na defesa da indústria!
Seremos uma entidade participativa e aberta ao diálogo, valorizaremos os nossos sindicatos e as empresas a eles associadas!

Não abdicaremos, jamais, da interlocução com a sociedade e com o poder público - no executivo, no Legislativo, no Judiciário e no Ministério Público!

Vamos ampliar e valorizar a participação e a liderança dos presidentes de sindicatos!
Meu objetivo sempre foi o de servir e trabalhar para transformar a realidade ao meu redor, para melhorar o ambiente do qual faço parte.

Nós, empresários, somos capitalistas convictos! Acreditamos no livre mercado e na liberdade de iniciativa!

Mas temos, como empresários, clareza da nossa responsabilidade de fazer do crescimento econômico o que ele de fato é: um poderoso instrumento de transformação e inclusão social!

Acreditamos que a sociedade deve e precisa ser maior que o Estado - o contrário está errado!

Como meu pai me ensinou, acredito na transformação pelo exemplo. Por isso - exatamente por isso - estarei sempre a serviço do interesse coletivo.

Estarei sempre a serviço do meu Estado, do meu Brasil e da minha paixão maior – a indústria. Na caminhada que inicio hoje, conto com todos aqueles que me apoiaram até aqui – e dos quais vou precisar muito!

Precisamos estar unidos e coesos, dispostos ao sacrifício, decididos a sair da zona de conforto para quebrar paradigmas e construir novas realidades.

Aos companheiros da indústria mineira, renovo e reafirmo o compromisso de trabalhar para transformar a ambiência dos negócios em nosso Estado – e o meu convite é para que façamos juntos.

 Mobilizados e unidos, seremos fortes para fazer a defesa dos interesses da indústria e da sociedade.

Com os mesmos objetivos que nortearam a criação da nossa entidade, há quase um século, inspirados em seus visionários e ousados fundadores, faremos uma gestão marcada pela participação e pelo trabalho.

E o faremos com uma convicção inabalável: o que é bom para a indústria é bom para as pessoas, é ótimo para Minas Gerais e é melhor ainda para o Brasil!”

http://diariodocomercio.com.br/noticia.php?tit=Roscoe%20defende%20redu%C3%A7%C3%A3o%20de%20tributos,%20juros%20e%20burocracia&id=193827

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas