Menos de 5% das empresas estão prontas para o eSocial

Segundo levantamento da Fenacon, entidade que representa o setor de serviços, mais de 40% das companhias ainda não iniciou a implantação do novo sistema.

Das 1.332 empresas que responderam a pesquisa da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) sobre o eSocial, somente 4,4% apontaram estar prontas para a operação do novo sistema. O levantamento demonstrou que 42,9% das companhias ainda não iniciaram a implantação, enquanto o restante está começando a se adaptar agora (29,1%) ou em fase intermediária (23,7%). O principal desafio, segundo o relatório, é conseguir mudar a cultura organizacional e repensar processos.

“Os índices são preocupantes, mas precisamos considerar que grande parte das empresas que participaram da pesquisa se encaixam no segundo prazo, de julho de 2018, e ainda têm quase um ano para se adaptar”, explica o diretor de educação e cultura da Fenacon, Hélio Donin Júnior. O eSocial entra em vigor em duas fases – em janeiro de 2018 para as companhias que faturam acima de R$ 78 milhões e em julho do mesmo ano para as demais empresas. Desde o início de agosto, já é possível simular o envio das informações. Para contribuir com a capacitação do setor de serviços, a Fenacon criou, em parceria com a Receita Federal, o MTE e a Caixa, o Portal Árvore do Conhecimento (www.arvoredoconhecimento.org.br).

Fonte: Jornal do Comércio

http://www.mauronegruni.com.br/2017/08/31/menos-de-5-das-empresas-estao-prontas-para-o-esocial/?utm_source=Blog+do+Mauro+Negruni&utm_campaign=cf3b7b9833-RSS_EMAIL_CAMPAIGN&utm_medium=email&utm_term=0_2246abd46a-cf3b7b9833-72026965

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas