Exame de Suficiência do CFC - Dicas

Por Ronnie de Sousa*

É grande a aflição dos estudantes de Ciências Contábeis antes da realização do Exame de Suficiência do CFC. Já passei por isso. Afinal, estudamos quatro anos e somos testados em uma prova. Pensando nesta situação, elaborei algumas dicas para os futuros examinados.

Para facilitar o entendimento, dividi este artigo em três partes: informações gerais, dicas para estudos e dia da prova.

Informações gerais

É necessário ter pleno conhecimento das informações básicas constantes no Edital do Exame, como:

Data da prova: 24/03/2013;
Divulgação do local da prova: 17/03/2013;
Horário da prova: das 08h30 às 12h30;
Quantidade de questões: 50;
Conteúdo programático:
Contabilidade Geral;
Contabilidade de Custos;
Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
Contabilidade Gerencial;
Noções de Direito e Legislação Aplicada;
Matemática Financeira e Estatística;
Teoria da Contabilidade;
Legislação e Ética Profissional;
Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade;
Auditoria Contábil;
Perícia Contábil;
Controladoria;
Língua Portuguesa Aplicada.
Dicas para estudo

Revisar as principais abordagens teóricas do conteúdo programático como: conceitos, definições, objetivos, funções e campos de atuação.
Resolver as provas anteriores, sem usar o gabarito; verificar as questões com maior dificuldade e revisá-las, entendendo os elementos práticos e teóricos.
Estudar os pronunciamentos do CPC- Comitê de Pronunciamentos Contábeis, o qual tem o objetivo emitir pronunciamentos referentes à convergência aos padrões internacionais.
Ler artigos contábeis que abordem assuntos do conteúdo programático, pois são resumos explicativos de temas complexos, porém, abordados de forma simples e muitos possuem exemplos práticos.
Organizar grupos de estudo, na faculdade ou trabalho, em que um esclarece as dúvidas do outro e o aprendizado se torna mais dinâmico.
Pesquisar oportunidades de estudo na internet. Muitos professores disponibilizam materiais e vídeos na rede para auxiliar seus alunos, como o Professor Ahmed Sameer El Khatib, por exemplo, que resolve, comenta e publica uma questão por dia no Portal Contábil Essência Sobre a Forma (www.essenciasobreaforma.com.br).
Dia da prova:

Procure chegar um pouco antes do horário estabelecido pela organização da prova (mínimo meia hora), para achar a sala e se acomodar com tranquilidade, sem riscos e atropelos.
Leve duas canetas, dois lápis e borracha, melhor ter material reserva a disposição, caso falhe.
É permitido levar calculadora, portanto, leve sua HP 12-C, facilitará muitos cálculos.
Nada de tablets ou smartphones (não é permitido), nem aquela calculadora do camelô.
Usar a lógica ajuda muito, em muitas questões o raciocínio lógico ajudará, no mínimo, a eliminar uma das alternativas, isso quando não der a resposta.
Questões muito complexas, de custos, por exemplo, demandam mais tempo, a menos que você domine o assunto, deixe estas questões mais trabalhosas para o final. Melhor deixar de resolver uma questão complicada do que não ter tempo de resolver várias que você conhece.
Conclusão

Além de nos preparar, devemos ter disciplina, motivação, comprometimento, calma, paciência, persistência, vontade e, acima de tudo, amar a contabilidade.

Boa sorte!

Fonte: Essencia sobre a forma

http://mauronegruni.com.br/2013/02/20/dicas-para-o-exame-de-suficiencia-do-cfc/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas