eSocial - Grupo 1 - Pagamentos em Maio da Folha de Abril devem constar do eSocial até 07/jun

Por Werinton Garcia dos Santos

Se sua empresa paga a folha de salários no mês posterior aos fatos geradores, como por exemplo, paga agora em maio a folha de abril, certamente você terá esse desafio para a geração do evento S-1210, e então preste muita atenção! Só lembrando, esse evento de natureza financeira vem para promover e dar reconhecimento ao regime de caixa, pois nele se transmite os pagamentos da folha.

Primeiramente destaco que as resoluções do CGeSocial sempre trouxeram as regras de apresentação, e as resoluções do CDeSocial os prazos, e como sabemos, as empresas da iniciativa privada que enquadram nos requisitos de faturamento acima de 78 milhões pertencem ao grupo 1 – G1 e deverão entregar o eSocial a partir de maio/2018, logo 99% de nossos clientes estão compreendidos nessa primeira fase.

A questão é que nessa análise simplória contempla-se o eSocial pela competência, ou seja, somente aquilo que eu gerar de novos fatos a partir de maio é que será entregue ao novo ambiente, parece simples #sqn rsrsrs, há algo a ser avaliado. Recentemente membros do CDeSocial tem alertado para os casos em que poderá haver lançamento de eventos à nuvem sem que o fato originário esteja estabelecido, caso que ocorrerá agora em maio em relação a folha de abril.

As empresas que pagam os compromissos de folha dentro do próprio mês não terão esse problema – abril paga no último dia de abril por exemplo, pois a competência e o caixa se realizam no mesmo período, porém, aqueles que pagarem a folha de abril em maio certamente estão alcançados por essa discussão, e assim, deverão providenciar a entrega do evento de pagamento da folha S-1210 em relação a folha do mês anterior, afinal, é regime de caixa, e assim está contemplado na competência 05/2018.

Num campo de guerra minado, mais uma trincheira a ser superada!

http://www.garciaemoreno.com.br/artigo/14657/esocial_pagamentos_da_...

 

Exibições: 194

Comentar

Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!

Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano

Comentário de Adriano Passamani em 26 abril 2018 às 9:18

José, sobre a competência 2018-05 transmitida em 07/junho, em caso de ADIANTAMENTO SALARIAL pago dia 20/05, devo destacar o IRRF do Adiantamento no S-1210 na referencia 2018-05?

Comentário de José Adriano em 26 abril 2018 às 0:26

Complemento do colega Luiz Antonio Medeiros de Araujo (Auditor-Fiscal do Trabalho - SRTE/RN):

"Os eventos relativos a maio devem ser enviados e o S-1210 são os referentes aos pagamentos efetuados no mes de maio, mesmo que relativos a meses anteriores. Será a data que consta no campo "dtPgto", pois ela é quem representa a data do pagamento."

Apoio

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

© 2018   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço