Por Airton Kwitko

Vamos ver do Evento 2220, nesse momento, apenas duas tags: as de nº 27 e 28, que estão na imagem abaixo.

 

 

A data de início da monitoração se refere aquela data em que começou a realização de um determinado exame: não é a data de admissão do trabalhador.   

 

No MOS, em “Informações adicionais” nesse Evento, se lê: 

  • (...)
  • Apenas os exames realizados após o início da obrigatoriedade de envio desse evento serão registrados no

 

            Assim, p.ex., um trabalhador que foi admitido em 01/01/2018 e vem realizando exame para um determinado fator de risco, só haverá necessidade de se informar a data inicial da monitoração desse fator a partir de 01/01/2019. 

 

            Digo “a partir de” porque essa data deve ser a data da realização do exame e não do início da obrigatoriedade do envio de informações sobre os Eventos de SST. Assim, para esse trabalhador, se a realização do exame ocorreu em 01/04/2019, essa é a data de início da monitoração.

 

            Em relação à data final, ela corresponde aquela em que o fator de risco deixa de estar presente no ambiente de trabalho e, consequentemente, não há mais necessidade de monitoração do mesmo. 

 

            Temos aí duas situações:

  1. O trabalhador é demitido e o fator de risco segue presente no ambiente de trabalho em que ele exercia suas atividades. Nesse caso a data final é a da demissão.
  2. O fator de risco deixa de estar presente no ambiente de trabalho por alteração efetuada pela Segurança do trabalho e informada no Evento S-2240. Nesse caso a data final é aquela que foi informada através desse Evento.

            Tanto a data inicial como a final são informadas automaticamente pelo SIGOWeb, devido à inteligência que o Sistema disponibiliza aos usuários. Dessa forma, quanto à essas tags, médicos que utilizam o SIGOWeb não precisam efetuar nenhuma ação.             

Fonte: http://blog.bluetax.com.br/profiles/blogs/esocial-evento-s-2220-monitoramento-da-saude-apenas-duas-tags-27-/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas