Empresas ganham tempo para se adequar ao ‘eSocial’

A partir deste mês, as pessoas jurídicas devem ficar atentas ao cronograma de implantação do ‘eSocial’, projeto que unificará o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. As primeiras empresas que deverão adotar o sistema são as inscritas no Lucro Real. A previsão do início da obrigatoriedade para estes contribuintes é junho próximo. Já as empresas optantes do Lucro Presumido e Simples Nacional serão enquadradas no novo sistema a partir de outubro e as entidades públicas em dezembro deste ano.

De acordo com o delegado adjunto da Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa, Demetrius de Moura Soares, houve uma pequena alteração no cronograma, já que os primeiros cadastramentos no sistema deveriam acontecer neste mês. “É mais um prazo que foi concedido para as empresas se adequarem às mudanças”, observa.

O ‘eSocial’ foi criado pelo governo federal para simplificar o sistema tributário para os empresários. Assim, oito obrigações que hoje são feitas mensal e anualmente e informadas individualmente serão unificadas. Destas, quatro são consideradas amplas: Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e de Informações à Previdência Social (GFIP) e Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF).

http://www.diariodoscampos.com.br/economia/empresas-ganham-tempo-para-se-adequar-ao-esocial-75915/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas