Há cerca de 30 anos é comemorada uma importante data no calendário nacional, o Dia do Contabilista. Instituída oficialmente pela Lei Estadual nº 1989, de 1979, a data foi criada em 1926 com o intuito de unir os profissionais contábeis, pelo então Presidente do Supremo Conselho da Classe dos Contabilistas Brasileiros, João Lyra Tavares (1871-1930).

Após a conquista de João Lyra à classe contábil, o setor teve motivos de sobra para festejar a data. Alguns dos destaques positivos no cenário brasileiro é o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), que foi implementado em 2009, e é um dos projetos do Governo Federal que permitem um avanço para a área. Com o novo sistema as operações fiscais ficaram mais seguras e eficazes para as empresas contábeis. Além de facilitar a relação com a Receita Federal do Brasil (RFB) quanto às obrigações acessórias, evitando duplicidade e possíveis erros nas informações geradas. E ainda, de forma sustentável, o Sped permite uma redução do uso de papel, já que tudo é enviado para o Fisco direto pela internet, sem a ne cessidade da impressão.

Uma outra conquista significante para a área foi a valorização salarial. De acordo com o Guia Salarial 2011-2012, da empresa líder em recrutamento especializado, Robert Half, houve um aumento de 20% no salário desses profissionais, além das mudanças nas leis contábeis que beneficiaram diversos setores.

 

http://www.incorporativa.com.br/mostranews.php?id=8147

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas