Compliance - Mercado de Oportunidades

A demanda não para e as contratações também não. A área de compliance segue sendo uma excelente opção profissional para os advogados

Que o mercado de compliance está quente não é segredo nenhum. A criação da Lei Anticorrupção e tanto rebuliço envolvendo escândalos de corrupção e lavagem de dinheiro, fizeram a demanda por serviços nessa área explodir criando um vácuo de profissionais que ainda não foi totalmente preenchido e, cuja tendência, é seguir em alta nos próximos anos. Um dos principais agentes da área, os escritórios de advocacia seguem apostando no bom momento do compliance no Brasil, até por conta do volume de trabalho, que não para e crescer. Isso faz do compliance uma ótima opção para advogados, sejam eles jovens recém-formados ou profissionais que já estão no mercado operando em diferentes áreas do Direito.

Para Thiago Jabor, sócio da área de compliance do escritório Mattos Filho, a área ainda não atingiu o ápice do crescimento, o que tende a manter a necessidade de contratações na área de compliance. “Acho que ainda estamos numa curva ascendente bastante interessante. Só para te dar uma ideia, eu me juntei ao Mattos Filho em dezembro 2015. Na época eram dois sócios e tínhamos uma equipe de 14 pessoas. Estamos fechando 2016 com um crescimento de quase 50%, mais um sócio e mais cinco pessoas. Esse crescimento de pessoal se reflete num crescimento ainda maior de volume de trabalho”, comemora.

No Siqueira Castro, um dos maiores escritórios de advocacia do Brasil, a área de compliance é tocada por um comitê que compreende três práticas que se relacionam com o tema: a penal, a regulatória e a societária. O comitê é composto por um sócio de cada uma dessas práticas e os grupos de trabalho são montados com profissionais das três áreas, de acordo com a necessidade de cada projeto. “Em um caso de corrupção, são relacionados profissionais experientes em direito societário, por envolver capital, e penal, já que, a Lei Anticorrupção tem interpretações similares ao Direito Penal. Casos diferentes requerem times diferentes com equilíbrios e dinâmicas igualmente diferentes”, pontua João Daniel Rassi, sócio da área Penal e membro do comitê de compliance do Siqueira Castro. A demanda por serviços de compliance segue forte o que tende a gerar mais oportunidades de emprego e trabalho, ainda mais para o advogado, que já tem um pé nos conceitos e diretrizes básicos da área. O Siqueira Castro teve um incremento de 20% no quadro de funcionários ligados ao comitê de compliance no último ano.

O advogado moderno já possui muitos dos conceitos que embasam a cultura de compliance, especialmente a compreensão das diferentes legislações que envolvem a gestão da área. Mas, existem conhecimentos específicos que envolvem área. Para agregar esse conhecimento, os cursos de compliance podem ser uma boa alternativa. Para Thiago Jabor, do Mattos Filho, o profissional de Direito que deseja ingressar na área deve ter cuidado e procurar entender quais são os cursos que vão de fato agregar. “É preciso saber quais os cursos que são feitos por pessoas que, de fato, atuam na área, têm experiência e podem prepará-lo para atuar com o tema”.

A área de compliance demanda habilidades diferentes e específicas, o que explica a escolha do Siqueira Castro pelo formato de Comitê, com uma atuação transversal. Já no Mattos Filho, embora exista uma área de compliance exclusiva, ela é composta por profissionais que, individualmente, tem mais experiência e conhecimento em temas específicos como direito societário, operações de mercado, lavagem de dinheiro e direito penal.

Fonte: LEC News via https://www.facebook.com/lecnews/posts/1278977652143392:0

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas

Comentários

  • Jose Adriano,
    Muito bom e Parabens pela qualidade dos seus artigos.

    Ademar

This reply was deleted.