Sobre:

BxMBA Conformidade Fiscal - Compliance e Governança Tributária

Início: Abril/2018

Horários: Sábados alternados das 08h30 às 17h30

Carga Horária Total: 450 horas-aula

Local: Auditório BlueTax - Av. Raja Gabaglia, 2280 - Estoril - Belo Horizonte – MG

Coordenação: José Adriano (Uma das maiores referências em SPED do Brasil e Especialista em Conformidade Fiscal, Compliance e Governança Tributária)

Pontuação no Programa de Educação  Profissional Continuada (PEPC) – CFC/CRC’s

 

Apresentação:

Estar em conformidade principalmente com os Fiscos tem se tornado cada vez mais essencial em tempos de evolução tecnológica do Fisco (O SPED já tem mais de 10 anos) e de operações como Lava-Jato e Zelotes. A indústria 4.0 e busca dos profissionais do mercado pela qualificação evolutiva estão inseridas neste contexto e ajudam os profissionais e as empresas a colherem significativos benefícios com o conhecimento, desenvolvimento e utilização de ferramentas e processos produtivos em ambiente digital. Conhecer e interagir de forma estratégica com este cenário é uma forma de buscar um diferencial competitivo e a melhoria dos resultados contínuos obtidos por estas atividades, seja por meio da formalização de novos processos, revisão de processos já existentes ou da automatização de processos e funções.

Nesse contexto, o curso de especialização em Conformidade Fiscal – Compliance e Governança Tributária oferece aos participantes a oportunidade de desenvolvimento profissional na estruturação, análise e monitoramento de processos que apoiam as empresas na busca pelo cumprimento das normas e para que estejam em conformidade com as exigências do Fisco, de órgãos reguladores, de matrizes multinacionais e normas internas, aproveitando ainda as oportunidades para a melhoria da competitividade e do desempenho das empresas.

O curso será oferecido em Belo Horizonte, em parceria com a BlueTax, que sempre pensando de forma empreendedora e inovadora, com foco no aprimoramento dos profissionais do mercado, e seguindo a mesma qualidade e exigência já referenciada no mercado, oferecerá aos participantes, oportunidades reais de desenvolvimento, aprimoramento, relacionamento e prática em Conformidade Fiscal (Compliance, Governança Tributária e SPED’s).

 

Objetivos:

  • Habilitar os profissionais envolvidos com as atividades empresariais a lidar com os processos de Compliance.
  • Proporcionar aos participantes a realização de análises bem como, planejamento, controle e gestão dos arquivos digitais que compõe a Conformidade Fiscal do Fisco brasileiro - SPED (EFD ICMS/IPI, EFD-Contribuições), ECD, ECF, eSocial, EFD-Reinf, NF-e, NFC-e, CT-e, etc.).
  • Posicionar os profissionais do impacto da 4ª. revolução industrial nas atividades de compliance, bem como das metodologias e ferramentas existentes no mercado para o cumprimento das obrigações e aproveitamento das oportunidades de melhorias de processos e de automatização de atividades e funções.

 

Programa:

O curso está estruturado em 4 módulos: Formação Básica, Formação Específica, Internacional, Competências Pessoais e Planejamento de Carreira. Os dois primeiros são obrigatórios.

O Módulo Formação Básica tem o objetivo de desenvolver as competências básicas exigidas para todos os gestores, independente da sua especialização e é constituído por duas disciplinas que totalizam 32 (trinta e duas) horas, assim distribuídas:

  1. Ambiente Econômico e Gestão Estratégica dos Negócios (16 horas); e
  2. Liderança e Habilidades Gerenciais (16 horas).

O Módulo Formação Prática tem o objetivo de aprofundar os conceitos e aplicações relacionados com a área de Compliance e Governança Tributária e totaliza 336 (trezentos e trinta e seis) horas, distribuídas em 15 disciplinas de 16 horas (dezesseis) e 4 disciplinas de 24 (vinte e quatro) horas:

  1. Legislação Tributária, ICMS, ICMS/ST e IPI;
  2. Indústria 4.0 e os Documentos Fiscais Eletrônicos (NF-e, NFC-e, NFS-e, CT-e, MDF-e, MD-e);
  3. SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI) - Notas Fiscais, Inventário, CIAP e Bloco K;
  4. Contribuições para o PIS/Cofins, CPRB e EFD-Contribuições;
  5. Tributos Retidos na Fonte e EFD-Reinf;
  6. IRPJ e CSLL e as Formas de Tributação das PJ;
  7. Simples Nacional e ISS;
  8. Planejamento Tributário;
  9. Contabilidade e Auditoria Tributária;
  10. IFRS - Contabilidade Internacional;
  11. BEPS (Erosão da Base Fiscal e Desvio do Lucro), Transfer Pricing, FACTA e e-Financeira;
  12. Estrutura, Análise e Indicadores das Demonstrações Contábeis;
  13. ECD (SPED Contábil) e ECF (Escrituração Contábil Fiscal);
  14. Legislação Trabalhista e Encargos Sociais;
  15. eSocial e DCTF-Web;
  16. Mapeamento de Processos, Governança de TI e Gestão de Projetos;
  17. Governança Tributária e Compliance (Gestão de Riscos);
  18. Cruzamentos, Auditorias e Análises de Arquivos Digitais e Soluções Fiscais; e
  19. Análise e Auditoria Preditiva - Automação do monitoramento de pontos de controle (alertas).

Para conclusão do curso e obtenção do título de especialista na área escolhida, o aluno deverá desenvolver um TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) que, a seu critério, poderá ser um Processo de Compliance e Governança Tributária desenvolvido no seu local de trabalho ou um artigo científico. O TCC será desenvolvido ao longo do curso sob a orientação de um professor e será apresentado após o último dia de aula para uma banca de avaliação. São previstas 82 (oitenta e duas) horas de atividades acadêmicas, assim distribuídas:

  • Metodologia e Oficinas de TCC (32 horas); e
  • Orientação à distância e Bancas de Defesa (50 horas).

Além dos 2 módulos obrigatórios, o aluno poderá ainda complementar sua formação executiva com 3 programas especiais e exclusivos da Pós-Graduação FAI. Esses programas são opcionais e não precisam ser decididos no momento da matrícula no curso. São eles:

Módulo Internacional (opcional), onde o aluno participa de um Programa Intensivo sobre Internacionalização de Empresas no ISCA Business School de Coimbra, Portugal, com duração de uma semana.

Módulo Competências Pessoais e Planejamento de Carreira (opcional), onde o aluno tem a oportunidade de desenvolver competências comportamentais e gerenciais exigidas pelo mercado e, ainda, elaborar um plano individual de carreira.

Conteúdos Especiais (opcional):

  • BxFórum SPED (pontuação no PEPC); e
  • BxGDE - Grupo de Discussões Empresariais (pontuação no PEPC).

 

Carga Horária

O curso tem duração de 450 (quatrocentos e cinquenta) horas de atividades que são planejadas para um período total previsto de 18 (dezoito) meses de aula, com aulas aos sábados o dia todo (das 08h30 às 17h30) e predomínio de períodos quinzenais. As horas estão assim distribuídas:

 

  • Módulo Competências Básicas – 32 (trinta e duas) horas
  • Módulo Formação Específica – 336 (trezentos e trinta e seis) horas
  • Módulo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – 82 (oitenta e duas) horas

 

 

Titulação

Ao completar 450 horas do programa e defender com êxito o Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno receberá o certificado de Especialista em Conformidade Fiscal – Compliance e Governança Tributária.

 

 

Coordenação

José Adriano Pinto - Uma das maiores referências em SPED do Brasil; Especialista em Conformidade Fiscal, Compliance e Governança Tributária; Participa de algumas reuniões com o Fisco desde o início do SPED e representa atualmente a AllSPED junto a RFB no GT Piloto (SPED 2.0, eSocial, EFD-Reinf...); Sócio-Diretor na AllSPED Conformidade Fiscal; Conselheiro, Palestrante e Coordenador Científico na BlueTax; Blogueiro há mais de 18 anos em blog.bluetax.com.br; Coordenador de MBA na FAI/BlueTax; Professor de MBA na FAI/BlueTax e FAI/IPECONT; Ex-Professor de MBA na FGV-SP, PUC Minas e IPOG; MBA em TI pela FGV com mais de 18 anos de atuação na área de Tecnologia; e Contador e Técnico em Contabilidade com mais de 30 anos de atuação nas áreas contábil e tributária.

 

 

Corpo Docente

As aulas são ministradas por especialistas, mestres e doutores com vivência empresarial, provenientes de diversas localidades do Brasil.

  • Professores exclusivos BlueTax/FAI: Álvaro Bahia (Coordenador Técnico do ENCAT e Líder Nacional da NF-e), Emanuel Franco Jr. (uma das maiores referências em SPED do Brasil e integrante do GT Piloto do SPED), Henrique Teixeira, José Adriano Pinto (uma das maiores referências em SPED do Brasil e integrante do GT Piloto do SPED), José Alberto Maia (Coordenador do GT eSocial no Ministério do Trabalho), Mariuche Vieira e Matheus Rocha; e
  • Demais Professores: Me. Alex Diamante, Christiane Ferraz, Me. Fábio Carvalho, Filemon Oliveira, Hélio Noman, Me. Joel Parsifal, Dra. Josmária de Oliveira, Luiz Antônio Medeiros de Araújo (Integrante do GT eSocial no Ministério do Trabalho), Me. Luiz Felipe de Carvalho, Márcio Tonelli (Representante da Fenacon do GT Piloto do SPED), Me. Matheus Trolesi, Mauro Negruni (uma das maiores referências em SPED do Brasil e integrante do GT Piloto do SPED) e Paulo David Ferreira (Conselheiro no Conselho de Assuntos Tributário da FIEMG e Coordenador do GT Tributário do IABR - Instituto Aço Brasil).

 

Programa Internacional

Os cursos de pós-graduação da FAI oferecem um Programa Internacional para a Europa. O programa tem duração de 10 dias e inclui dois países – Portugal e Espanha. Em Portugal os alunos participam de um MBA Intensivo de uma semana sobre Internacionalização de Empresas no ISCA Business School de Coimbra. O programa inclui também visitas culturais incluindo, além da cidade de Coimbra, Lisboa, Porto e a capital espanhola Madrid. O Programa Internacional é opcional e não está incluído na carga horária nem no investimento do curso. Os alunos participantes recebem certificado especial expedido pelo ISCA Business School. As despesas para realização do curso ocorrem por conta da FAI.

 

Público-Alvo:
Profissionais que atuam ou pretendam atuar nas áreas de Conformidade Fiscal, Governança Tributária, Compliance, Risco e SPED’s, bem como profissionais das áreas Contábil, Fiscal/Tributária, Administração, Direito, Economia, Tecnologia, Controladoria, Finanças, Auditoria e Controles Internos.

 

Realização:

BlueTax e FAI

Apoio:

AllSPED e IPECONT

 

A confirmação da realização do curso está sujeita ao alcance do quórum mínimo.

 

Quer receber mais informações?

Clique aqui: http://bluetax.com.br/evento/BxMBA ou Contate-nos gratuitamente no 0800 030 1112 ou bluetax@bluetax.com.br

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas